Em uma carta de advertência divulgada na sexta-feira, a Agência de Serviços Financeiros do Japão (FSA) disse que várias exchanges de criptomoedas estrangeiras, incluindo Binance, Bybit, MEXC Global e Bitget, estão conduzindo negócios no país sem o registro adequado, violando as leis de liquidação de fundos do país.
De acordo com a carta de advertência, a FSA afirmou que as exchanges listadas violaram os regulamentos de liquidação de fundos do Japão ao conduzir negócios transações de criptoativos sem o registro adequado junto às autoridades financeiras locais. O regulador esclareceu que a lista atual de empresas não registrados pode não representar com precisão o estado atual da indústria de criptomoedas no país.
A ação da FSA é parte de um movimento mais amplo de repressão às exchanges de criptomoedas não registradas no país. Em 2020, a FSA introduziu novas regras exigindo que as exchanges de criptomoedas se registrassem junto à agência e obtivessem uma licença para operar no Japão.
A advertência da FSA a Binance mostra que a indústria de criptomoedas está enfrentando maior escrutínio regulatório no Japão e em outras nações. Os riscos associados às exchanges de criptomoedas não regulamentadas, como fraude, lavagem de dinheiro e manipulação de mercado, preocupam cada vez mais os reguladores globais.
Embora o Japão esteja trabalhando para impor novos regimes regulamentos para os setores de cripto e Web3, o país não reprimiu a indústria com tanta força quanto algumas outras economias maiores, como os EUA.
A exchange de criptomoedas Binance e seu fundador, Changpeng Zhao, foram alvo de um processo da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) dos Estados Unidos por violações regulatórias nos EUA.
A FSA já emitira uma carta formal de advertência à Binance por operar no país sem as permissões necessárias em 2021.
O Cointelegraph procurou Binance, Bybit e MEXC para comentar o aviso emitido pela FSA japonesa, mas não obteve nenhuma resposta até o momento da publicação deste artigo.
AMAKA NWAOKOCHA