Investir em projetos mais arriscados não significa comprar todo e qualquer token com promessa de lucros estratosféricos. Zero Ika salienta que é necessário identificar narrativas quentes no mercado de criptomoedas, e usá-las para auferir lucros.
“Siga contas [no Twitter] que focam esforços em pesquisar criptomoedas com pouco valor de mercado, e que possuem acesso a informações menos acessíveis devido à sua grande audiência. Segui-los vai aumentar seu potencial de encontrar bons tokens, mas cuidado: eles podem te usar como liquidez para sair de uma posição.”
A ideia, acrescenta o trader, é receber informações de projetos tidos como promissores por esses investidores, mas conferir se o projeto é sólido. Mas essa não é a única forma de encontrar projetos com potencial de crescimento. Na série de publicações, Zero Ika fala sobre a importância de identificar ecossistemas.
Para isso, as ferramentas DefiLlama e DappRadar são apontadas como promissoras formas de identificação. “Encontre um ecossistema com valor total alocado em crescimento usando o DefiLlama. Use, então, o DappRadar para identificar quais aplicações desse ecossistema mostram números sólidos.”
Para Zero Ika, ter pouco capital para investir não impede que um investidor acompanhe as movimentações das baleias. Ele menciona um guia feito por outro investidor, que se identifica como Hoeem, para encontrar baleias pelo Etherscan.
Plataformas de dados famosas, como o CoinGecko, informam o contrato de emissão na página dedicada aos criptoativos. Hoeem afirma que tokens com grandes valorizações em um período específico são bons candidatos para serem analisados, bastando clicar no endereço do contrato informado pelo CoinGecko.
Para encontrar as carteiras mais rentáveis, basta filtrar as transações com a opção “últimas”. “Isso permitirá que você veja quem comprou grandes quantidades logo no início do projeto. Agora que você tem os endereços, anote-os”, diz Hoeem. O próximo passo, ele diz, é avaliar outros investimentos lucrativos destas carteiras. A plataforma DeBank pode ajudar a visualizar de forma mais simples essas movimentações.
Um novo filtro deve ser feito, desta vez, separando as carteiras com investimentos certeiros daquelas que parecem apenas ter muita sorte, diz Hoeem. Basta, então, ver com quais tokens ERC-20 essas carteiras interagiram recentemente e ver a quantidade de capital alocado em cada investimento.
“Faça uma lista de tokens que as carteiras identificadas estão comprando e quanto do portfólio estão alocando”, diz Hoeem. Ele ressalta, no entanto, que grandes valores podem ser relativamente pequenos para baleias. “Alocações de US$ 100 mil podem representar apenas 0,1% do portfólio dessas baleias, então é algo de baixo risco para elas.”
Outro cuidado que deve ser tomado nesse caso é que golpistas também estão cientes desta técnica. Por isso, é importante verificar se o token na carteira de uma baleia não é um criptoativo de um projeto falso.
Diferente do que era antes do Verão de DeFi, ocorrido em 2020, o mercado cripto atualmente conta com diversos nichos. NFTs, metaverso, jogos, finanças descentralizadas e diferentes protocolos são alguns exemplos.
Nesse contexto, Zero Ika aconselha que investidores busquem se especializar em um desses nichos. “Torne-se um especialista em DeFi e conquiste conhecimento em Ethereum; adquira mais conhecimento sobre NFTs e encontre coleções quentes; mergulhe em GameFi e se torne um nerd sobre jogos. Quem sabe tudo, torna-se especialista de nada.”
A Binance é a maior exchange em volume negociado do mundo. É normal que novos tokens listados na plataforma passem por expressivas valorizações, dado o mercado amplo ao qual esses criptoativos são expostos.
O trader e autor das dicas afirma que as “pessoas são fascinadas por novos tokens”. O motivo são as novas narrativas que eles apresentam, junto com gráficos novos. “Uma dica? Acompanhe as listagens mais recentes da Binance e as coloque em uma lista para observação.”