O Reino Unido está buscando novas formas de acelerar o desenvolvimento dos ativos digitais em seu conjunto de países.
O Departamento Financeiro do Reino Unido agora está vendo que as políticas e diretrizes sobre as moedas digitais estão atrasadas, e parte disto está relacionado à dificuldade dos agentes do governo em implementarem soluções em relação à indústria de criptoativos.
Com isso o chanceler do Tesouro britânico, Andrew Griffith, anunciou planos para melhorar o envolvimento ativo do governo no desenvolvimento do que classificou como sendo ‘um novo setor da economia’.
Nos próximos meses o Departamento do Tesouro vai realizar seis mesas redondas com participantes do setor para continuar trabalhando em projetos de lei relacionados aos criptoativos.
Griffith citou um documento sobre regras para o mercado de criptoativos que deveria ter sido entregue às autoridades até meados de dezembro do ano passado, mas que continua sem a sua publicação.
‘Todos nós buscamos clareza na regulamentação da indústria cripto, mas queremos que as leis sejam adotadas rapidamente, para que os reguladores trabalhem no mesmo ritmo’, disse Griffith.
Continuando, disse: ‘Afinal, não poderemos competir internacionalmente se nossos reguladores demorarem a tomar decisões’.
O Departamento do Tesouro do Reino Unido também divulgou esta semana uma vaga para contratação para diretor da unidade responsável pelo suporte normativo e tecnológico da emissão da moeda digital do Banco Central (CBDC) do Reino Unido.
O Reino Unido, em si, ainda não tomou uma decisão final sobre o lançamento de sua CBDC, entretanto, a Inglaterra está dando um passo adiante mesmo sem tais definições.
O vice-governador do Banco da Inglaterra, Jon Cunliffe, disse que o colapso da exchange FTX provou a necessidade do lançamento de uma libra digital.
O novo contratado deverá liderar os trabalhos sobre o desenvolvimento da libra digital, o qual terá um departamento independente do Tesouro do Reino Unido.
Este departamento também estará separado do departamento responsável pelo desenvolvimento e regulação dos criptoativos.
Por outro lado, o governador do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, expressou ceticismo ao falar sobre a CBDC do Reino Unido, alegando que a comunidade europeia deveria focar no desenvolvimento do euro digital.
Bailey também disse que, antes de embarcar no desenvolvimento de uma libra digital, seria necessário entender e criar um senso comum sobre quais problemas esta CBDC solucionará.
Jorge Siufi