Kang Jong-Hyun seria o verdeiro chefão da Bithumb, segunda maior exchange local; ele teria participado de esquema com token em 2018
Autoridades da Coreia do Sul emitiram nesta quarta-feira (25) um mandato de prisão para o empresário Kang Jong-Hyun, proprietário da empresa Vidente, maior acionista da Bithumb, segunda maior corretora de criptomoedas no país asiático.
Kang é apontado pela imprensa local como o verdadeiro chefe da Bithumb, sendo acusado de colocar pessoas como laranjas para dirigir a exchange. As informações são do jornalista chinês Colin Wu, citando o jornal local Infomax.
Segundo a reportagem, Kang teria sido condenado com mais dois executivos de filiadas da Bithumb por fraude, peculato e violação das leis que regem mercado de capitais da Coreia do Sul.
As acusações envolvem as negociações da Bithumb e de outras empresas do mesmo grupo – Inbiogen e Bucket Studio – durante negociações de aquisição de uma nova companhia, o BK Group, em 2018. A compra seria feita em troca a listagem de uma criptomoeda chamada Bithumb Coin (BXA), cujos tokens seriam usados como valor no negócio. O token nunca foi listado e a aquisição fracassou em meio a acusações de manipulação de preços das ações das empresas envolvidas.
O escândalo e subsequente investigação já teve como consequência a condenação de diversos executivos do grupo nos últimos anos. No início de janeiro, o ex-CEO da Bithumb Lee Jung-Hoon, considerado como um dos laranjas de Kang, foi considerado inocente da fraude pela Justiça do país, de acordo com uma reportagem do jornal Korea Economic Daily.
A absolvição de Lee ocorreu poucos dias após o suicídio de Park Mo, vice-presidente da Vidente. O executivo se jogou da janela de um prédio.
Park também estava sendo investigado por peculato e manipulação do preço das ações na época, acusações que fontes locais alegam terem sido transferidas para ele por seu empregador, Kang.
A Vidente é a maior acionista individual com uma participação de 34,2% na Bithumb Holdings. O maior acionista da Vidente é a Inbiogen, e o maior acionista da Inbiogen é o Bucket Studio.
Marcelo Cabral