O governo de El Salvador anunciou a criação de uma Organização para coordenar todos os projetos com Bitcoin no país.
O governo de Nayib Bukele anunciou a criação do Bitcoin State Office (ONBTC), uma Organização que coordenará todos os projetos locais relacionados à criptomoeda bitcoin, que inclusive é uma moeda de curso legal no país.
O mercado em baixa não diminui os ânimos do governo de Bukele que continua com os projetos e investimentos com Bitcoin.
A ONBTC prestará consultorias às partes interessadas em empreendimentos com Bitcoin, e será a responsável por cooperar com outros países que quiserem dados sobre implantação de projetos em Bitcoin.
De acordo com declarações do governo, a principal tarefa do ONBTC será o desenvolvimento, planejamento, programação, coordenação, análise e avaliação de planos, programas e projetos relacionados ao protocolo Bitcoin, e o uso da criptomoeda como meio de pagamentos.
Inclusive o próprio presidente se reunirá com representantes dos países que pretendem empreender com a criptomoeda, e a trazer investimentos para El Salvador.
A ONBTC trabalhará em estreita colaboração com ministérios para desenvolver leis e diretrizes adequadas que regulem as atividades das empresas de criptografia no país.
Um destes projetos de lei começou a ser discutido na semana passada, onde legisladores de El Salvador estão estudando a melhor forma de regulamentar e supervisionar os provedores locais de serviços de trocas de ativos digitais, e empresas emissoras de criptomoedas.
Também estão criando programas educativos sobre blockchain e criptomoedas para salvadorenhos.
Desde o dia 18 de novembro o governo de El Salvador está comprando uma unidade de bitcoin por dia.
Este “programa” de compra diária foi anunciado pelo próprio presidente Nayib Bukele em sua conta do Twitter.
Jorge Siufi