O gigante financeiro Charles Schwab publicou um relatório intitulado “401(k) Participant Study – Gen Z/Millennial Focus” na terça-feira. O relatório apresenta os resultados de uma pesquisa online anual com participantes do US 401(k) realizada pela Logica Research para a Schwab Retirement Plan Services Inc.
Um total de 1.000 participantes do plano 401(k) com idade entre 21 e 70 anos, que trabalham ativamente em empresas com pelo menos 25 funcionários, completaram a pesquisa. Os detalhes do relatório:
Embora o 401(k) continue sendo o principal veículo de economia de aposentadoria para os trabalhadores de hoje em geral, os trabalhadores da geração Z e da geração do milênio são mais propensos a também investir em criptomoedas, imóveis, anuidades e pequenas empresas, ao contrário das gerações mais antigas.
Além disso, “Mais de 4 em cada 10 trabalhadores da Geração Z e da geração do milênio gostariam de poder investir em anuidades e criptomoedas em seus 401(k)”, acrescenta o relatório.
Em relação a como os trabalhadores economizam para a aposentadoria, o relatório afirma que “Fora de seu 401(k), os participantes ainda têm mais probabilidade de economizar para a aposentadoria em uma conta poupança do que investir, embora um quarto esteja investindo em criptomoedas”.
Quando perguntados sobre seus investimentos atuais, 43% dos entrevistados da Geração Z disseram que investem em criptomoedas, em comparação com 47% dos entrevistados da geração Y, 33% dos entrevistados da Geração X e 4% dos boomers.
Investir em criptomoeda é um dos cinco principais métodos de economia de aposentadoria, mostra ainda o relatório. É o segundo método mais popular de poupança para a aposentadoria para os entrevistados da Geração Z e o terceiro mais popular para os entrevistados da geração do milênio.
Em relação às maneiras pelas quais os entrevistados desejam investir em suas contas 401(k), 39% disseram anuidades, que oferecem renda garantida após a aposentadoria, enquanto 32% disseram criptomoeda. Os entrevistados da geração Z e da geração do milênio escolheram a criptomoeda como sua principal resposta.
O Departamento do Trabalho dos EUA expressou preocupação com os americanos que investem em bitcoin e outras criptomoedas em suas contas 401(k) no início deste ano. A secretária do Tesouro, Janet Yellen, também disse em junho que as criptomoedas são “muito arriscadas”, enfatizando que são inadequadas para a maioria dos aposentados.
Apesar do aviso do Departamento do Trabalho, a Fidelity Investments fez do bitcoin uma opção para os planos 401(k). Um projeto de lei também foi apresentado para permitir investimentos em criptomoedas em planos 401(k).