Os preços no Reino Unido continuam subindo, atingindo outra alta de 40 anos de 10,1%. De acordo com dados do Escritório de Estatísticas Nacionais do Reino Unido, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) aumentou 10,1% nos 12 meses até setembro de 2022, ante 9,9% em agosto. O número de 10,1% reflete a alta recente de julho.
De acordo com dados do ONS, “o aumento dos preços dos alimentos foi a maior contribuição ascendente para a mudança nas taxas de inflação anuais do IPC e do IPCH entre agosto e setembro de 2022”. A BBC informou que a guerra na Ucrânia levou a um aumento nos preços dos grãos, compartilhando também que os produtos lácteos aumentaram mais de 30% no custo em um ano.
Mas o que os aumentos incessantes de preços significam para o Bitcoin britânico (BTC tickers down R$101.729 ) e a comunidade de criptomoedas em geral? Nos últimos meses, os volumes de negociação da libra britânica dispararam nas exchanges, enquanto a libra quase atingiu a paridade com o dólar antes que o Banco da Inglaterra voltasse ao negócio de imprimir dinheiro.
Jordan Walker, CEO do Bitcoin Collective com sede no Reino Unido, disse ao Cointelegraph:
“Dadas as políticas atuais do BoE [Banco da Inglaterra] e nosso governo, a inflação de dois dígitos é bastante óbvia. Sinto que é um alerta para muitas pessoas no Reino Unido começarem a aprender por que isso está acontecendo com nosso dinheiro.”
Walker explicou que sediar a Conferência Bitcoin do Reino Unido deve ajudar a ensinar as pessoas sobre "O 'porquê' e oferecer uma solução que acreditamos ser o Bitcoin".
James Dewar, sócio fundador da Bridge2Bitcoin, com sede no Reino Unido, disse ao Cointelegraph: “Existem dois componentes na inflação. Uma delas são as incompatibilidades de oferta/demanda causadas por interrupções como Covid, respostas à Covid e guerra. Tudo o que normalmente ouvimos são esses, pois os políticos argumentam que são eventos 'fora' do nosso controle." Dewar continuou, esclarecendo o ponto fraco da inflação:
“O que não ouvimos muito sobre é que o outro componente da inflação é monetário e que desde 2008 os governos encorajam os bancos centrais tanto a comprar diretamente sua dívida (impressão de dinheiro) quanto indiretamente a incentivá-los a fazer com que os bancos aumentem os empréstimos ( impressão de dinheiro).”
Seu colega Simon, em uma organização voluntária que procura ajudar empresas locais no Reino Unido a reduzir os custos de processamento de pagamentos aceitando Bitcoin, disse ao Cointelegraph: “Infelizmente, todos neste planeta nasceram durante um período de dinheiro controlado pelo governo e este sistema fiduciário está agora em em seus espasmos de morte.”
"A impressão massiva de dinheiro e os bloqueios do Covid aceleraram seu fim. Felizmente, o Bitcoin surgiu como uma solução exatamente quando a humanidade precisava. Bitcoin é dinheiro para as pessoas, pelas pessoas e não pode ser controlado pelo Estado."
Bridge2Bitcoin recentemente chegou às ruas do Reino Unido para impulsionar a adoção de traders de Bitcoin – com resultados variados. Em resumo, a adoção do Bitcoin está crescendo no Reino Unido, mas é uma jornada lenta e desafiadora.
Por fim, a influenciadora britânica de criptomoedas Laiyah Heilpern, uma firme defensora do Bitcoin diante das CBDCs, recorreu ao Twitter para expressar suas emoções com o aumento:
Urgente: A inflação no Reino Unido está de volta a 10,1% - uma máxima de 40 anos!
— Layah Heilpern (@LayahHeilpern) 19 de outubro de 2022
Paul Dales, economista-chefe da Capital Economics, comentou ao Financial Times que o Reino Unido terá que se acostumar com o aumento dos preços. Dales explicou que a taxa de inflação permaneceria nos dois dígitos até o ano novo.
JOSEPH HALL