O presidente executivo da MicroStrategy, Michael Saylor, não gosta de ser criticado. Ele respondeu a uma pesquisa compartilhada por Eric Wall, um pesquisador de criptomoedas, que sugeria que ele não havia usado a Lightning Network de camada 2 do Bitcoin mais de três vezes com uma pesquisa do Twitter própria.
A resposta correta é sim, e farei mais três transações de 1.000.000 sats cada para os 3 posts de memes #Lightning⚡️ mais curtidos nos comentários abaixo. https://t.co/qXZ90q4Ly9
— Michael Saylor⚡️ (@saylor) 4 de outubro de 2022
Saylor respondeu à pesquisa com um retumbante sim e iniciou uma competição de memes com uma oferta de 1.000.000 satoshi, ou 0,01 Bitcoin (BTC) — no valor de cerca de US$ 200 — para o meme mais curtido. Ao distribuir satoshis aos vencedores, Saylor literalmente usará a Lightning Network três vezes.
No estilo típico do Crypto Twitter, Wall criou uma nova pesquisa sugerindo que na verdade é o assistente de Saylor que está twittando para frente e para trás, não o próprio CEO. Wall disse ao Cointelegraph:
“Minha última pesquisa pergunta se foi Saylor ou seu assistente que fez algum dos comentários a que você se refere. A alternativa sugerindo que é seu assistente está ganhando."
Saylor twittou pela primeira vez sobre a Lightning Network em maio de 2021 e desde então se tornou um defensor da solução de pagamentos de camada 2 construída em Bitcoin, bem como LiFi ou Lightning Finance. Wall, ex-diretor de investimentos da Arcane Research, chamou a atenção de Saylor várias vezes, e seu otimismo inicial sobre a Lightning Network em 2018 se dissolveu em críticas.
Outros Bifluencers proeminentes, como Udi Wertheimer e Lilli, chefe de desenvolvimento de negócios da Foundation Devices, derrubam regularmente a LN. Lilli recentemente chamou a rede de “fracasso” e Udi disse: “Ninguém a usa”.
A pesquisa, bem como os comentários recentes de Wall, trazem à tona uma questão maior. A Lightning Network é uma solução marginal para o problema de escalabilidade do Bitcoin que até os maiores nomes do espaço Bitcoin lutam para usar? Ou a Lightning Network – após oito anos de desenvolvimento – é um fracasso?
Wall compartilhou uma série de vídeos destacando as dificuldades na transferência de fundos pelo LN de carteiras Bitcoin antigas para um novo telefone. Ele também previu que a capacidade do Bitcoin na LN não excederá 6.000 BTC antes de 2023. A capacidade da rede Bitcoin aumentou para 4.000 BTC em junho e 5.000 BTC em outubro. Faltando dois meses para o final do ano, Wall twittou que “vai ser um roer de unhas”.
Talvez as principais empresas que entram no espaço reforcem o uso da LN e melhorem o sentimento. Saylor está dobrando novamente sua estratégia de Bitcoin, já que a MicroStrategy está contratando desenvolvedores Lightning. Além disso, a NYDIG, uma empresa líder em Bitcoin, anunciou em seu relatório do terceiro trimestre que “Agora é hora da Lightning”, afirmando sua intenção de contribuir para a LN.
Para empresas menores que priorizam o Bitcoin, os negócios são fechados e os anúncios são feitos semanalmente. Strike recentemente liderou uma rodada de financiamento bem-sucedida de US$ 80 milhões, enquanto Galoy, a equipe por trás da carteira Bitcoin Beach de El Salvador, implementou dólares na LN - um benefício para os mercados emergentes. Em Gibraltar, um mercado financeiro altamente sofisticado, a adoção da Lightning Network está prosperando.
Finalmente, em um painel de discussão recente moderado pelo Cointelegraph na França, proeminentes desenvolvedores da Lightning, incluindo “Dr. Bitcoin”, o próprio Christian Decker e o cientista de dados Rene Pickhard ponderaram se a falha de transações na LN é aceitável em 2022.
Para toda a conversa sobre 'falha' da rede Lightning do Bitcoin agora, assista a este clipe ⬇️
Os especialistas da LN discutem o sucesso e o fracasso das transações e o progresso até o momento ⚡️
@SurfinBitcoin by @StackinSat_FR ♂️
22 de agosto
@renepickhardt , @Snyke , @therealkingonly pic.twitter.com/ehHuYGg78Y— Joe Hall ⚡️ defenderbtc.com (@JoeNakamoto) 5 de outubro de 2022
O sentimento esmagador do painel naquele dia é que o LN ainda é um trabalho em andamento. Não é um sucesso retumbante, pois ainda é cedo. Para Nicolas Burtey, CEO da Galoy - o grupo por trás do Adopting Bitcoin, um Lightning Summit em El Salvador - "A adoção do Bitcoin em El Salvador foi o ponto de inflexão para a Lightning". A Lei de Bitcoin de El Salvador comemorou seu aniversário de um ano um mês atrás.
Enquanto isso, agora existem centenas de memes em resposta ao tweet e Saylor.
JOSEPH HALL