Notícias / Número de validadores de Ethereum que usam serviço que censura transações dispara
Publicado em 03/10/2022 às 17:01
Em busca de lucros maiores, validadores estão aumentando o uso de Flashbots, serviço que censura transações do Tornado Cash
Flashbots, um serviço de infraestrutura alternativo do Ethereum usado por validadores que buscam lucros maiores, está dominando a nova versão proof-of-stake (PoS) da rede — algo que incomoda a comunidade preocupada com a crescente censura da segunda maior criptomoeda do mundo.
Segundo dados do painel de transparência do Flashbots compartilhados pelo The Block, o serviço é usado atualmente para criar 39% dos blocos de Ethereum, sendo que essa porcentagem era de apenas 12% em 15 de setembro, dia que a blockchain fez a troca de consenso ao passar pela Fusão (“Merge”, em inglês).
As críticas se concentram no fato da equipe do Flashbots parecer ser complacente demais com os reguladores americanos. O Flashbots deixou de incluir nos blocos sugeridos para validação as transações que passam pelo mixing de criptomoedas Tornado Cash, após o serviço ser incluído na lista de sanções do governo dos EUA em agosto deste ano.
A censura do Flashbots
As censuras do Flashbots foram trazidas à tona na semana passada por Toni Wahrstätter, pesquisador do Ethereum que notou que, dos mais de 19,4 mil blocos de Ethereum gerados após a Fusão usando Flashbots, nenhum continha uma transação conectada ao Tornado Cash.