O aplicativo da Web 3.0 STEPN, estilo move-to-earn, divulgou estatísticas de seu primeiro ano de operação. De acordo com a empresa, os usuários registraram mais de 108.017.738 quilômetros no aplicativo.
Ou seja, usando o app, os usuários conseguiram andar ou correr o equivalente a 2 voltas e meia ao redor da terra. Ainda segundo o STEPN, o dia em que o app mais registrou pessoas online foi em 02 de junho de 2022. Nesta data 1 milhão de usuários conectados ao app registraram suas atividades físicas.
Os dados também revelam que a economia do jogo precisou de modificações em diferentes momentos. Foram implementados mecanismos de recompra e queima de tokens GMT para tornar o ecossistema de jogos mais sustentável.
O processo de queima de tokens foi ao ar em agosto deste ano. De acordo com um comunicado oficial, o STEPN gerou lucros de cerca de US$ 122,5 milhões apenas com as taxas da plataforma. Desse total, 5% serão destinados para recompra de tokens e haverá uma reserva de capital para atualizar os recursos.
Em seguida, o comunicado afirma que todos os tokens recomprados vão passar pelo processo de burn (“queima”), o que aumentará a escassez do GMT. Dessa forma, a equipe continuará com o plano econômico descrito no white paper.
Tanto os tokens quanto os tênis GMT fazem parte do programa de compra e queima. Ao longo de sua jornada, o STEPN sofreu um duro golpe dos reguladores chineses. Isso porque o app foi proibido na China Continental e teve que suspender suas funções para todos os usuários desta região, onde estava a maior parte dos usuários do app.
“Não vamos parar por aí. Olhando para o futuro, temos grandes planos para continuar sendo pioneiros no movimento NFT de utilidades, até mesmo fornecendo utilidade básica para NFTs como um serviço para outros ecossistemas. Estamos empolgados com o futuro”, declarou a empresa.
Luciano Rodrigues