Os usuários da corretora Coinbase poderão ver quais políticos dos EUA são “amigos das criptomoedas” com uma nova ferramenta no aplicativo da exchange, anunciou o CEO Brian Armstrong na noite de quarta-feira (14) no Twitter, em meio ao momento em que as empresas de criptomoedas aumentam seus esforços de lobby antes das eleições legislativas do país, em novembro.
A ferramenta mostra como diferentes membros do Congresso avaliam seu “sentimento cripto”, que pode variar de “muito positivo” a “muito negativo”.
As avaliações são baseadas parcialmente em dados da Crypto Action Network, que classifica os membros do Congresso em dados publicamente disponíveis, como declarações à mídia, registros legislativos e sua disposição de aceitar doações de criptomoedas.
“A defesa da criptomoeda é muito importante para nossa missão de aumentar a liberdade econômica no mundo”, escreveu Armstrong. “Mas a comunidade de criptomoedas é muito maior que a Coinbase – espero que todos possamos nos unir para engajar líderes eleitos e impulsionar políticas sensatas.”
Com as eleições legislativas chegando em novembro, as corretoras de criptomoedas, incluindo Coinbase e FTX, aumentaram recentemente seus esforços políticos, incluindo a contratação de lobistas e ex-reguladores para influenciar os formuladores de políticas na aprovação de legislação favorável.
Armstrong também acrescentou que os candidatos poderão receber doações em criptomoedas por meio da nova plataforma.
No futuro, a Coinbase planeja incluir informações sobre candidatos que concorrem a cargos (além de funcionários eleitos), bem como informações sobre políticos em outros países.
A medida ocorre no momento em que a indústria de criptomoedas luta contra o aumento do escrutínio dos reguladores.
Armstrong anunciou na semana passada que a Coinbase apoiará uma ação movida contra o Tesouro, após a decisão do departamento em agosto de colocar na lista negra o protocolo de privacidade Tornado Cash sob a acusação de lavagem de dinheiro.