Muitos países do mundo estão em processo de integração e adaptação de seus marcos regulatórios e infraestrutura para dar suporte às atividades que já estão acontecendo no metaverso. O bloco da União Europeia está nesse processo e anunciou recentemente uma iniciativa de toda a União para permitir que a Europa “prospere no metaverso”.
A iniciativa, que foi qualificada como “chave” pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, faz parte do que a última carta de intenções do Estado da União chama de “uma Europa adequada à era digital”. Von der Leyen afirmou que, como parte de sua estratégia de regulamentação digital, eles “continuarão analisando novas oportunidades e tendências digitais, como o metaverso”.
A Comissão pretende entregar esta iniciativa em 2023, tendo em conta diferentes atividades que já estão a decorrer no metaverso.
Thierry Breton, comissário para o mercado interno da União Europeia, explicou a forma como a comissão se concentrará na preparação desta abrangente iniciativa. A organização irá propor várias estruturas para tratar dos problemas percebidos e criará uma instituição específica para desenvolver padrões e aumentar a interoperabilidade entre os diferentes mundos do metaverso.
Breton comentou sobre a necessidade de comunicação entre esses diferentes metaversos, afirmando:
Os metaversos privados devem se desenvolver com base em padrões interoperáveis e nenhum jogador privado deve ter a chave da praça pública. Não testemunharemos um novo Velho Oeste ou novos monopólios privados.
Para estruturar o sistema para agrupar provedores de tecnologias em que se baseia o metaverso — incluindo software, middleware, outras plataformas e 5G — já foi lançada a Coalizão Industrial de Realidade Virtual e Aumentada, instituição que visa agrupar os principais interessados nessas tecnologias em a área.
Além disso, no lado da conectividade, Breton explicou que a instituição terá que identificar as necessidades de infraestrutura para fazer o metaverso prosperar. Sobre isso, declarou:
Lançaremos uma reflexão e consulta abrangente sobre a visão e o modelo de negócios da infraestrutura que precisamos para transportar os volumes de dados e as interações instantâneas e contínuas que acontecerão nos metaversos.
A União Europeia também apresentou recentemente um projeto para combater a falsificação usando tecnologias blockchain e NFTs.