Mais uma vez o Banco Central da Rússia se manifesta contra a adoção dos criptoativos, dizendo que a Federação deve desenvolver a sua própria moeda digital.
O vice-presidente do Banco Central da Rússia, Vladimir Chistyukhin, se manifestou contra a adoção dos criptoativos enaltecendo que a Instituição financeira Estatal é totalmente cética ao desenvolvimento dos criptoativos.
Com os avanços do setor e as perspectivas de transações com o comércio exterior usando criptoativos, Chistyukhin disse que ao invés do país adotar os criptoativos deveria acelerar o desenvolvimento de sua própria moeda digital do Banco Central (CBDC).
O rublo digital está sendo desenvolvido, mas Chistyukhin espera que a Rússia siga os passos da China e se desenvolva rapidamente neste sentido.
“Acreditamos que nosso mercado financeiro deve se desenvolver principalmente através do desenvolvimento do rublo digital. Em relação a outras criptomoedas, estamos muito céticos, vemos um grande número de riscos que os consumidores podem enfrentar”, disse Chistyukhin.
O Banco Central russo sempre declarou ser contra a adoção cripto, e já tentou banir o seu comércio no país.
Também já fez inferências políticas para aumentar a regulamentação sobre as empresas mineradoras de criptomoedas.
Em contrapartida, a guerra e as sanções econômicas sofridas pela Rússia fizeram com que o mercado cripto expandisse no país, inclusive que fosse usado pelo próprio governo para driblar tais sanções.
Jorge Siufi