Depois de mais de sete anos de planejamento, a blockchain Ethereum recebeu com sucesso a atualização The Merge na madrugada desta quinta-feira (15). Conforme planejado, a atualização veio ao ar quando a rede atingiu a dificuldade de
O Ethereum Merge foi acionado com sucesso pela dificuldade total do terminal (TTD) de 58,75 sextilhões. Isso ocorreu no bloco 15.537.394, minerado às 03h42 (horário de Brasília). A partir desse horário, o Ethereum abandonou a mineração via Prova de Trabalho (PoW) e adotou o consenso de Prova de Participação (PoS).
Conforme esperado pela maioria dos investidores, não ocorreu nenhuma falha durante a transição. O cofundador do Ethereum Vitalik Buterin, bem como membros da comunidade, comemoraram o The Merge.
Por outro lado, o hard fork EthereumPoW (ETHW) deve ocorrer até às 03h42 da sexta-feira (16), conforme noticiado pelo CriptoFácil. A equipe da rede que manterá a mineração disse que a divisão deve ocorrer 24 horas após o The Merge.
Ethereum fez uma transição suave para PoS após a fusão bem-sucedida da Mainnet e da Beacon Chain, rede na qual rodava o novo consenso. Agora, as duas redes trabalharão em conjunto por meio do mesmo consenso.
Após a conclusão do The Merge, o primeiro bloco validado por meio do PoS deu uma recompensa de 45,03 ETH. No preço atual, a quantia corresponde a R$ 369,5 mil.
Com a implementação do The Merge, o Ethereum reduzirá em até 99,95% seu consumo de energia, tornando-se mais sustentável. Além disso, espera-se que a atualização traga um corte de 90% na emissão de ETH, mas não devido ao The Merge em si, e sim por causa da EIP-1559.
Durante a transmissão ao vivo do The Merge feita pelos desenvolvedores do Ethereum, o grupo relatou que a oferta de Ether (ETH) já começou a diminuir.
Já Buterin parabenizou a todos os envolvidos no The Merge pelo Twitter. “E terminamos! Feliz Merge a todos. Este é um grande momento para o ecossistema Ethereum. Todos que ajudaram a fazer o The Merge acontecer devem se sentir muito orgulhosos hoje”, disse.
Embora o lançamento do The Merge tenha ocorrido sem problemas, nem todos os nós estavam prontos para a atualização. De fato, cerca de 11% dos nós, não haviam instalado os parâmetros necessários para se adequar ao The Merge.
De acordo com o site Ethernodes, quase 89% dos nós do Ethereum foram atualizados com sucesso. Notavelmente, 88% dos nós dos clientes Geth, 93% dos nós Erigon, 100% dos Besu e 92% dos Nethermind estão prontos.
Além disso, os desenvolvedores relataram que quase 95% dos nós e validadores participaram do The Merge. Os 5% de nós e validadores offline restantes possivelmente serão atualizados em breve.
Por outro lado, os desenvolvedores estimaram que o Ethereum poderia perder de 10% a 20% dos validadores.
A Vanityblocks, NFTs através de transações em blocos inteiros do Ethereum, fez uma “despedida” da mineração PoW. No último bloco minerado antes do The Merge, a Vanitiblocks escreveu a seguinte mensagem:
“Assuma o compromisso e a natureza responderá a esse compromisso removendo obstáculos impossíveis. Sonhe o sonho impossível e o mundo não o esmagará, ele o levantará. Esse é o truque”.
No entanto, o The Merge não é nem de longe o ápice da rede Ethereum. Com esta etapa concluída, a rede prepara novas atualizações futuras em seu roadmap. Nesse sentido, as próximas etapas são as fases Surge, Verge, Purge e Splurge.
Durante cada uma dessas fases, os desenvolvedores se concentrarão em melhorar a escalabilidade, eficiência, velocidade e segurança do ecossistema.
A maioria das exchanges e protocolos interromperam saques, depósitos e serviços de negociação de ETH antes do The Merge. Isso resultou em menos movimento no preço do ETH e, como resultado, o preço da criptomoeda teve modesta valorização de 1,84%, valendo R$ 8.219.
Luciano Rocha