A dominância do Bitcoin (BTC), que corresponde ao valor de mercado do BTC em relação às demais criptomoedas, caiu para menos de 40%, registrando o seu segundo menor percentual dos últimos oito meses, de acordo com dados da CoinMarketCap.
Em junho deste ano, a dominância do Bitcoin chegou ao seu maior valor do ano de cerca de 48%. O domínio da maior criptomoeda do mercado permaneceu abaixo de 50% por 15 meses.
A baixa histórica de 36,83% ocorreu no dia 8 de janeiro de 2018, em um momento em que outros ativos digitais, as “altcoins”, dispararam de preço na chamada “altseason”. Depois disso, o BTC.D voltou a subir para mais de 70% em agosto de 2019
Domínio do Bitcoin desde o fim de 2016. Fonte: CoinMarketCap
Assim como o domínio do BTC, o preço da criptomoeda também recuou na última semana. Após uma queda de cerca de 6% nos últimos 7 dias, o preço do BTC está, neste momento, em R$ 103.150, segundo dados do CoinMarketCap.
Gráfico de preço do BTC na última semana. Fonte: CoinMarketCap
Ao mesmo tempo em que a dominância do BTC recua, cresce a do Ethereum (ETH). A dominância da Ether (ETH.D) está em cerca de 20% no momento da escrita. Portanto, as duas maiores criptomoedas respondem por cerca de 60% de todo o mercado. Em comparação, no mês de junho, quando a dominância do BTC atingiu o pico anual, a do ETH estava em 16,3%.
É provável que a aproximação do The Merge justifique essa alta relativa na dominância da Ether. Em meados de setembro, a rede Ethereum vai migrar do mecanismo de consenso de Prova de Trabalho (PoW, na sigla em inglês) para Prova de Participação (PoS, em inglês).
O movimento vai abandonar os mineradores e o trabalho computacional em favor do staking e de validadores econômicos.
A expectativa dos analistas é que a atualização reduza a emissão de ETH, o que deve impactar positivamente o preço da ETH.
No momento da escrita desta matéria, o preço da Ether está em cerca de R$ 7.970, tendo recuado cerca de 6% na última semana.
Gráfico de preço da ETH na última semana. Fonte: CoinMarketCap
Já em comparação com a sua máxima histórica de preço (ATH), registrada em novembro do ano passado, a queda é de mais de 70%.
Apesar disso, a Ether conseguiu manter a sua dominância relativamente estável desde a ATH, em torno dos 20%. Afinal, todos os principais ativos digitais perderam percentuais similares desde o fim do ano passado.
Lorena Amaro