Notícias / Erro faz corretora bloquear para sempre criptomoedas de clientes

Erro faz corretora bloquear para sempre criptomoedas de clientes

Publicado em 31/08/2022 às 11:14

“Por favor, não tenham pressa como nós”, pediu a DEX OptiFi após fechar sem querer a plataforma na Solana e bloquear mais de US$ 660 mil



Um único erro no setor de finanças descentralizadas (ou DeFi, na abreviatura em inglês) pode ter resultados permanentes e muito caros — conforme descobriram os criadores de um protocolo desenvolvido na Solana esta semana.

A corretora descentralizada (ou DEX) para a negociação de opções OptiFi anunciou na segunda-feira (29) que havia acidentalmente fechado seu programa na rede principal da Solana, ou seja, todos os fundos na aplicação agora estão inacessíveis – para sempre.


O prejuízo? Um total de aproximadamente de US$ 661 mil na stablecoinUSDC.

“Fizemos uma atualização ao nosso código de programação na Solana, então nosso implementador tentou atualizar o programa da OptiFi na rede principal do Solana”, afirmou a equipe em um relatório post-mortem.

“Porém, acidentalmente usamos o comando ‘fechar programa Solana’, fazendo com que nosso programa da OptiFi na rede principal fosse infelizmente fechado.”


 

A OptiFi prometeu reembolsar os fundos de todos os usuários, mas afirmou que cerca de 95% dos fundos em criptomoedas inacessíveis eram mantidos por um membro da equipe.

O processo de reembolso levará duas semanas para ser finalizado, afirmou a equipe. Na publicação, os criadores detalharam o processo pelo qual seus desenvolvedores acidentalmente bloquearam o acesso ao programa.

“A equipe da OptiFi irá aprender com essa difícil lição e continuar desenvolvendo para todos que confiam em nós”, tuitou. “[Nossas sinceras] desculpas a todos os usuários [que] colocaram fé em nós e foram afetados por nossos erros.”

Evitando novos erros

Embora a equipe da OptiFi tenha tomado responsabilidade pelo erro que resultou no bloqueio permanente do programa, também ofereceu sugestões aos desenvolvedores principais da Solana para ajudar outros a evitarem um destino similar.

A equipe quer mais documentações oficiais sobre o comando “fechar programa Solana”, além de uma etapa extra de confirmação para que desenvolvedores de aplicações confirmem a solicitação.

A OptiFi — que havia acabado de ser lançada na rede principal este mês — aparentemente planeja implementar uma nova versão de seu programa e afirmou que irá usar um programa de “supervisão por pares” para garantir que pelo menos três pessoas estejam envolvidas em qualquer futura ação na blockchain.

Segundo a publicação, a equipe espera que tal sistema minimize ações impacientes e novos erros.

“Toda implementação precisa de um processo rigoroso e o ponto único de falha pode ser evitado”, afirmou a equipe da OptiFi. “Por favor, não tenham pressa como nós, principalmente projetos DeFi.”

Decrypt

 

Fonte: https://portaldobitcoin.uol.com.br

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet