A MakerDAO, organização responsável pela stablecoin DAI, fez uma ação histórica. A empresa realizou o primeiro empréstimo de um protocolo de ativos digitais para um banco tradicional.
O empréstimo ocorreu para o Huntingdon Valley Bank, instituição financeira com mais de um século de existência. A MakerDAO aprovou o pedido de empréstimo feito pela instituição financeira fundada em 1871.
Como a MakerDAO é uma organização descentralizada, o banco submeteu a proposta para voto no protocolo, que recebeu 117.540 votos a favor e 4.200 contra.
De acordo com a MakerDAO, o acordo permitiu que o banco retirasse até 100 milhões de DAI. Conforme informou o banco, o recurso irá financiar operações novas e existentes a partir do mês de setembro. Além disso, o banco vai amortizar empréstimos hipotecários comerciais sobre investimentos imobiliários e financiar construções para o setor.
A Governance House, um dos delegados da rede, considerou a proposta um marco na indústria cripto. Afinal, este é um passo importante para conectar a MakerDAO com as instituições financeiras tradicionais.
O banco confirmou o acordo no dia 19 de agosto em um anúncio. De acordo com o banco, o seu objetivo é permitir que a DAI seja lastreada por “ativos comerciais geradores de rendimento” originados por uma instituição financeira regulada nos EUA.
“Esse é o tipo de inovação financeira que ajuda a trazer ativos estáveis para o espaço das criptomoedas. Além disso, também traz benefícios reais para a economia dos EUA. Essa nova fonte de financiamento vai permitir que o crescimento econômico siga por meio da expansão das atividades de empréstimos comerciais”, disse Travis J. Thompson, presidente do HVB.
Há pouco tempo, a MakerDAO apresentou um plano de emitir outras stablecoins além da DAI. Sob o nome de “Endgame” (“fim do jogo”), a proposta se baseia na criação de “metaDAOs” e versões sintéticas de Ether (ETH).
Luciano Rodrigues