O inverno cripto e problemas judiciais levaram duas empresas de criptoativos a demitirem funcionários esta semana.
O serviço de empréstimo de criptoativos de Singapura, Hodlnaut, informou a demissão de 80% de seus funcionários; e a exchange australiana de criptoativos, Swyftx, demitiu 20% de sua equipe.
A Hodlnaut está sendo investigada pela polícia e possui acusações pela procuradoria geral de Singapura.
Esta foi mais uma empresa que teve problemas de liquidez com o colapso do protocolo Terra.
A empresa demitiu esta semana 40 funcionários (cerca de 80% do quadro), e entrou com pedido de transferência para administração judicial.
Caso o pedido seja aceito, todos os processos serão tratados por um administrador nomeado pelo tribunal.
A empresa passa por sérios problemas financeiros, e sofreu com a retirada de fundos por parte dos clientes em volume exacerbado.
De acordo com um comunicado da própria empresa, os usuários que permaneceram são suficientes para manter as operações da empresa.
No início do mês a empresa apresentou um pedido de proteção judicial dos bens da empresa contra as reclamações dos credores.
Já a exchange australiana de criptoativos, Swyftx, demitiu pouco mais de 20% de sua equipe.
O curioso é que a empresa havia feito uma fusão com a corretor Superhero há dois meses, e prometia fazer novos investimentos no setor.
A parceria reuniu capital de cerca de US$ 1,5 bilhão, e parte do dinheiro será usado para criar um aplicativo de investimentos.
Dois representantes da empresa, Alex Harper e Ryan Parsons, disseram que as demissões foram o último recurso encontrado para ajudar a empresa a enfrentar a baixa do mercado.
“Como vocês sabem, estamos operando em um ambiente de negócios incerto, diante de uma recessão global, com mais de dois anos de queda nas receitas, aumento das taxas de juros, e mercados extremamente voláteis em todas as classes de ativos, disse Harper.
Parsons completou dizendo que vão dar suporte aos funcionários demitidos durante esse período incerto”.
Jorge Siufi