Lex Sokolin disse que pós-Merge, os projetos DeFi terão que competir com os retornos oferecidos pelo protocolo ETH principal.
À medida que o The Merge se aproxima, muitos estão especulando sobre seus efeitos econômicos na Ethereum. Para oferecer mais clareza sobre o evento, Lex Sokolin, economista-chefe da ConsenSys, compartilhou suas ideias em uma entrevista ao Cointelegraph.
O especialista discutiu o efeito da fusão em usuários, desenvolvedores e empresas. Além disso, Sokolin também esclareceu alguns equívocos sobre o The Merge e explicou como o novo desenvolvimento pode ter um impacto no preço do Ether (ETH).
No nível do usuário, o economista disse que o usuário médio poderá usar a cadeia como normalmente faz, mas um impacto significativo para os usuários pós-Merge é ter uma maneira menos arriscada de staking em ETH. Ele explicou que:
“No momento, apostar na cadeia de beacon traz o risco de que a fusão não aconteça. Mas uma vez que isso aconteça, a participação no staking é mais acessível e tem menos risco técnico.”
Em termos de efeitos sobre negócios e desenvolvedores, o especialista compartilhou que a fusão pode padronizar a taxa de juros nocional para todo o espaço Web3 por meio do rendimento do ETH. Isso poderia remover a necessidade de projetos especulativos de engenharia financeira, de acordo com Sokolin.
“Esperamos que os riscos de projetos e oportunidades de negócios possam ser avaliados contra apenas apostar em ETH em uma base ajustada ao risco.”
Isso também pode afetar significativamente o espaço de finanças descentralizadas (DeFi), pois os produtos precisam competir com os retornos oferecidos pelo protocolo principal. “Isso, por sua vez, deve amadurecer o mercado e criar custos de oportunidade para os investidores que buscam rendimentos em locais com muito risco”, acrescentou.
Quando perguntado sobre as expectativas e equívocos das pessoas sobre a fusão, o especialista destacou que ainda não reduzirá as taxas de gás ou resolverá o rendimento maciço. No entanto, a fusão estabelece as bases para essas coisas no futuro. Em seguida, Sokolin mencionou que a fusão removerá uma das narrativas menos desejadas para a Web3, que é a questão do impacto de ESG.
Sobre os efeitos do The Merge no preço do Ether, o economista acredita que todos os desenvolvimentos técnicos afetarão de alguma forma o valor do ETH. De acordo com Sokolin, as mudanças criptoeconômicas dentro do protocolo naturalmente têm implicações no fornecimento e no valor do ativo. “No entanto, ainda não se sabe como o mercado acaba precificando aqueles em relação a eventos macroeconômicos mais amplos”, acrescentou.
EZRA REGUERRA