O Bitcoin (BTC) caiu para mínimas semanais na abertura de Wall Street em 17 de agosto, com o próximo Federal Reserve comentando ativos de risco instáveis.
Dados do Cointelegraph Markets Pro e TradingView acompanharam um declínio diário de mais de 2% no BTC/USD, que atingiu US$ 23.325 na Bitstamp.
Já mostrando sinais de fraqueza, o par caiu ainda mais quando as ações dos Estados Unidos começaram a ser negociadas, horas antes do Comitê Federal de Mercados Abertos (FOMC) divulgar as atas de sua última reunião.
Embora não envolva uma decisão sobre as taxas de juros, a reunião foi orientada para dar uma visão do pensamento do Fed em termos do próximo ajuste de taxa com vencimento em setembro.
“O importante evento desta noite com as atas do FOMC, através das quais se pode receber informações se o FED será hawkish ou dovish”, resumiu o colaborador do Cointelegraph Michaël van de Poppe em sua última atualização no Twitter.
“Eu não acho que terá um grande impacto, no entanto, o mercado cripto tende a dar muito valor e, portanto, muita volatilidade.”
As ações atingiram grande resistência em linha com as criptomoedas durante a semana, levando algumas fontes preocupadas a continuarem a prever uma retração maior em geral.
Justin Bennett, fundador da plataforma de educação cripto Crypto Academy, alertou que o S&P 500 estava copiando o comportamento imediatamente anterior à crise financeira global de 2008.
“Isso é alucinante. O S&P 500 está imitando o crash de 2008. Até o momento desde o ATH é quase idêntico”, comentou ele em um gráfico comparativo.
“O fundo NÃO foi atingido nas ações ou criptomoedas.”
Um sinal revelador no dia veio na forma de um dólar americano avançando, com o índice do dólar americano (DXY) buscando atacar a resistência em vigor ao longo de agosto.
“$DXY pode estar a caminho de 112-113 após o rompimento falso abaixo de 105,50. Isso vai pesar nas ações e nas criptomoedas”, acrescentou Bennett.
Em prazos mais curtos, a tendência do Bitcoin também estava perdendo força rapidamente, à medida que o suporte de ofertas diminuía o livro de ordens da Binance.
O recurso de monitoramento on-chain Material Indicators capturou a ação, concluindo que “mesmo que tenhamos outra bomba, ainda acreditamos que o Rali do Mercado de Baixa está perdendo força”.
Uma meta de alta pode vir na forma da média móvel de 100 dias, explicou um post separado, situando-se em US$ 24.544 no momento da redação deste artigo.
“Estive alertando sobre esse colapso do Bitcoin nos últimos dias”, concluiu o comentarista Matthew Hyland.
“A estrutura mudou de forma geral fraca recentemente. O Mercado parecia ter seus primeiros sinais de vida apenas na semana passada. Isso parece ser de curta duração.”