Vitalik Buterin, o criador do Ethereum, disse que o ETH ainda não estará completo com o The Merge. Segundo Buterin, o Ethereum está em uma fase de “transição longa e complicada”.
Buterin teceu suas declarações durante a conferência EthCC em Paris. Durante o evento, Buterin discutiu como o Ethereum está passando por várias mudanças significativas. De acordo com ele, estas mudanças acabarão melhorando o sistema do ETH no longo prazo.
Buterin abriu a apresentação de 40 minutos discutindo a “transição longa e complicada” do Ethereum. Além disso, ele acrescentou que a rede estava se movendo para se tornar “um sistema mais robusto e poderoso”.
Buterin dividiu as próximas mudanças do Ethereum em quatro fases. Ou seja, após o The Merge, deve haver mais três fases, o Surge, o Verge e o Purge.
O The Merge refere-se à transição da rede de Proof-of-Work (PoW) para Proof-of-Stake (PoS) e deve ser lançado em setembro.
Enquanto isso, o Surge refere-se à adição de 64 shard chains que devem reduzir o congestionamento na cadeia principal ao distribuir o tráfego.
O Verge se refere à adição de stateless clients com o objetivo de tornar a rede mais descentralizada. Por fim, o Purge envolve a remoção de dados históricos em uma tentativa de otimizar a rede.
Em referência ao The Merge, Buterin disse que o Ethereum estaria cerca de “55% completo” depois do evento. Outra grande atualização de protocolo que Buterin destacou foi o EIP-4444.
Esta é uma proposta focada no armazenamento de dados históricos em clientes de execução.
“Como as pessoas valorizam a escalabilidade, você não pode confiar em nós para armazenar tudo”, disse ele
Por fim, ele também mencionou o EIP-1559, o modelo de queima de taxas que foi introduzido em agosto de 2021.
“O EIP-1559 foi incrível. Mudou muito, mas mudou a forma como pensamos as transações”, disse ele.