Um dos primeiros empresários das criptomoedas acha que Elon Musk carece de consistência moral quando se trata de sua gestão de Bitcoin.
O fundador de uma das primeiras exchanges de criptomoedas físicas criticou o que considera hipocrisia da parte de Elon Musk depois que o CEO da Tesla anunciou que a empresa de carros elétricos pararia de aceitar Bitcoin (BTC) como forma de pagamento.
As acusações de hipocrisia levantadas contra Musk decorrem do fato de que cerca de US$ 1,5 bilhão em Bitcoins permanecem no balanço patrimonial da Tesla.
Musk criticou o consumo de energia do Bitcoin em um tweet recente, onde anunciou que a Tesla havia suspendido a compra de veículos usando Bitcoin. A repentina reversão de Musk ocorre apenas seis semanas depois que a Tesla deu uma grande notícia ao anunciar que aceitaria pagamentos em Bitcoin de clientes nos Estados Unidos.
Mas de acordo com Nick Spanos, fundador do Bitcoin Center em Nova York e cofundador do Zap Protocol, a presença de mais de US$ 1 bilhão em Bitcoins no balanço patrimonial da Tesla significa que Musk ainda está disposto a colher os lucros do que ele considera um perigo ambiental sujo. Spanos disse ao Cointelegraph:
“Desafio Elon. Se o Bitcoin é muito sujo para ele aceitar como pagamento por seus veículos elétricos, então também deveria ser muito sujo para 'hodl' o obter lucros com base no uso de outras pessoas”.
“Pelo menos o czar do clima, John Kerry, se desfez de seus milhões na indústria do petróleo antes de assumir sua posição de virtude”, acrescentou Spanos, referindo-se à venda pelo político dos EUA de milhões de dólares em ações de petróleo antes de se tornar enviado presidencial especial de Joe Biden para o clima.
Um dilema apresentado por Spanos era a ideia de que, se Elon Musk estivesse realmente preocupado com o meio ambiente, ele permitiria a troca de moedas “sujas” por seus carros limpos. Spanos disse:
“Curiosamente, Elon quer negar aos consumidores conscientes do verde a capacidade de trocar sua moeda supostamente suja por um carro limpo. Isso parece contraproducente”.
“Um grande componente do consumo de energia do Bitcoin é sustentável devido à reativação e construção de novas fontes hidrelétricas”, lembrou Spanos, sugerindo o surgimento de fontes renováveis de energia, que alguns estudos estimam serem responsáveis por mais de 70% da mineração de criptomoedas.
Spanos mencionou a atenção que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos trouxe a Musk quando foi considerado que ele manipulou os preços das ações da Tesla com tuítes irresponsáveis e imprudentes.
Musk está agora submetendo Bitcoin e Dogecoin (DOGE) ao escrutínio de uma fortuna ultrajante que se abate sobre uma criptomoeda quando um bilionário de renome mundial decide se interessar por ela? Spanos perguntou:
“Talvez, como com sua provocação DOGE-por-Tesla, tudo isso seja planejado para manipular o preço do Bitcoin. Ele não teve problemas com a manipulação dos preços das ações da Tesla?”
Dogecoin se mostrou reativo aos tuítes de Musk novamente na sexta-feira, depois que o CEO da Tesla revelou que estava trabalhando com desenvolvedores para melhorar a eficiência transacional do blockchain de moedas meme. O preço do DOGE subiu 26% imediatamente após o tweet.
GREG THOMSON