Uma das formas mais usadas para identificar o preço-alvo de um criptoativo é identificar os pontos de suporte e resistência. O suporte e a resistência (S&R) são pontos de preço específicos em um gráfico que devem atrair a quantidade máxima de compra ou venda. O preço de suporte é um preço pelo qual se pode esperar mais compradores do que vendedores. Da mesma forma, o preço de resistência é um preço pelo qual se pode esperar mais vendedores do que compradores.
Suporte e resistência são dinâmicos e, portanto, suas decisões de negociação baseadas neles também devem ser dinâmicas. Em uma tendência de alta, a última máxima e a última mínima de preços são importantes. Se o preço atingir uma baixa mais baixa, indica uma possível mudança de tendência, mas se fizer uma nova alta, isso ajuda a confirmar a tendência de alta. É importante que em cenários assim o trader concentre sua atenção nos níveis de suporte e resistência que importa naquele momento. As tendências geralmente encontram problemas em áreas fortes. Eles podem eventualmente romper, mas geralmente leva tempo e várias tentativas.
Para usar o suporte e a resistência de forma eficaz, primeiro é preciso entender como os preços dos ativos normalmente se movem, para que possa interpretar o suporte e a resistência dessa estrutura. Também é preciso estar ciente de que existem diferentes tipos de suporte e resistência, como menor e maior/forte. Espera-se que níveis menores sejam quebrados, enquanto níveis fortes são mais propensos a se manter e fazer com que o preço se mova na outra direção.
Os níveis de suporte e resistência são o "melhor amigo" de um trader para se compreender a ação de preço de qualquer ativo, mesmo os baseados em rede, como é o caso das criptomoedas. Quando um sinal de entrada de ação de preço se forma em um nível-chave de suporte ou resistência, pode ser um cenário de entrada de alta probabilidade. O nível-chave oferece uma 'barreira' para colocar seu stop loss além e, como tem uma forte chance de ser um ponto de virada no mercado, geralmente há uma boa taxa de recompensa de risco formada nos principais níveis de suporte e resistência em um mercado.
Níveis menores de suporte e resistência não se sustentam. Por exemplo, se o preço estiver tendendo para baixo, ele cairá, depois saltará e começará a cair novamente. Alguma similaridade com o atual movimento do Bitcoin? Essa baixa pode ser marcada como uma área de suporte menor, porque o preço parou e saltou desse nível. Mas, como a tendência é de baixa, o preço provavelmente cairá nesse nível de suporte menor sem muitos problemas.
Áreas de menor suporte ou resistência fornecem insights analíticos e potenciais oportunidades de negociação. No exemplo acima, se o preço cair abaixo do nível de suporte menor, sabemos que a tendência de baixa ainda está intacta. Mas se o preço estagnar e saltar perto ou perto da baixa anterior, então um intervalo pode estar se desenvolvendo. Se o preço parar e saltar acima da mínima anterior, teremos uma mínima mais alta, e isso é uma indicação de uma possível mudança de tendência.
As principais áreas de suporte e resistência são os níveis de preços que recentemente causaram uma reversão de tendência. Se o preço estava tendendo para mais alto e depois reverteu para uma tendência de baixa, o preço em que a reversão ocorreu é um forte nível de resistência. Onde uma tendência de baixa termina e uma tendência de alta começa é um forte nível de suporte.
Quando o preço volta a uma grande área de suporte ou resistência, muitas vezes ele luta para quebrá-lo e voltar na outra direção. Por exemplo, se o preço cair para um nível de suporte forte, muitas vezes ele saltará para cima. O preço pode eventualmente ultrapassá-lo, mas normalmente ele recua do nível várias vezes antes de fazê-lo.