O surgimento de leituras de inflação alta de quarenta anos e a economia global cada vez mais terrível levaram muitos analistas financeiros a recomendar investir em ouro para se proteger contra a volatilidade e um possível declínio no valor do dólar dos Estados Unidos.
Durante anos, os comerciantes de criptomoedas se referiram ao Bitcoin (BTC) como “ouro digital”, mas é realmente um investimento melhor do que o ouro? Vamos dar uma olhada em alguns dos argumentos convencionais que os investidores citam ao elogiar o ouro como um investimento e por que o Bitcoin pode ser uma opção de longo prazo ainda melhor.
Uma das razões mais comuns para comprar ouro e Bitcoin é que eles têm um histórico de manter seu valor em tempos de incerteza econômica.
Esse fato foi bem documentado e não há como negar que o ouro ofereceu uma das melhores proteções de riqueza historicamente, mas nem sempre mantém o valor. O gráfico abaixo mostra que os comerciantes de ouro também estiveram sujeitos a longos períodos de queda de preços.
Por exemplo, uma pessoa que comprou ouro em setembro de 2011 teria que esperar até julho de 2020 para voltar ao verde e, se continuasse a segurar, mais uma vez estaria perto ou debaixo d'água.
Na história do Bitcoin, nunca levou mais de três a quatro anos para que seu preço recuperasse e superasse seu recorde histórico, sugerindo que, em uma linha do tempo de longo prazo, o BTC poderia ser uma melhor reserva de valor.
O ouro tem sido historicamente visto como um bom hedge contra a inflação porque seu preço tendia a subir junto com o aumento do custo de vida.
Mas, uma olhada mais de perto no gráfico do ouro em comparação com o Bitcoin mostra que, embora o ouro tenha tido um ganho modesto de 21,84% nos últimos dois anos, o preço do Bitcoin aumentou 311%.
Em um mundo onde o custo de vida geral está subindo mais rápido do que a maioria das pessoas pode lidar, manter um ativo que pode superar a inflação crescente na verdade ajuda a aumentar a riqueza em vez de mantê-la.
Embora a volatilidade e os declínios de preços em 2022 tenham sido dolorosos, o Bitcoin ainda forneceu significativamente mais vantagens aos investidores com um horizonte de tempo de vários anos.
Muitas vezes chamado de “mercadoria de crise”, o ouro é conhecido por manter seu valor em tempos de incerteza geopolítica, pois as pessoas investem em ouro quando as tensões mundiais aumentam.
O ouro é chamado de metal da crise, então suponho que, se entrarmos em recessão novamente, o ouro subirá como commodity
— Scott Hempstead (@scottytrip1) 22 de abril de 2022
Infelizmente para as pessoas localizadas em zonas de conflito ou outras áreas sujeitas a instabilidade, carregar objetos valiosos é uma proposta arriscada, com pessoas sujeitas a apreensão e roubo de bens.
O Bitcoin oferece uma opção mais segura para pessoas nessa situação, pois podem memorizar uma frase inicial e viajar sem medo de perder seus fundos. Assim que chegarem ao seu destino, poderão reconstituir sua carteira e ter acesso à sua riqueza.
A natureza digital do Bitcoin e a disponibilidade de vários mercados descentralizados e trocas peer-to-peer como LocalBitcoins oferece uma oportunidade maior de adquirir Bitcoin.
O dólar americano esteve forte nos últimos meses, mas nem sempre é assim. Durante os períodos em que o valor do dólar cai em relação a outras moedas , sabe-se que os investidores migram para o ouro e o Bitcoin.
Se vários países continuarem a deixar de ser centrados no dólar americano em favor de uma abordagem mais multipolar, pode haver uma quantidade significativa de fuga do dólar, mas esses fundos não irão para moedas mais fracas.
Embora o ouro tenha sido o principal ativo por milênios, ele não é amplamente usado ou aceito em nossa sociedade digital moderna e a maioria das pessoas nas gerações mais jovens nunca viu uma moeda de ouro pessoalmente.
Para esses grupos, o Bitcoin representa uma opção mais familiar que pode se integrar ao estilo de vida digital das pessoas e não requer segurança extra ou armazenamento físico.
Muitos investidores e especialistas financeiros apontam para a escassez e restrições de oferta de ouro após anos de produção em declínio como uma razão pela qual o ouro é um bom investimento.
Pode levar de cinco a dez anos para uma nova mina atingir a produção, o que significa que aumentos rápidos na oferta são improváveis e os bancos centrais diminuíram significativamente sua taxa de venda de ouro em 2008.
Dito isto, estima-se que ainda haja mais de 50.000 toneladas métricas de ouro no solo, que os mineradores se concentrariam em extrair no caso de um aumento significativo de preço.
Por outro lado, o Bitcoin tem uma oferta fixa de 21 milhões de BTC que será produzida, e sua emissão está acontecendo a uma taxa conhecida. A natureza pública do blockchain do Bitcoin permite que a localização de cada Bitcoin seja conhecida e verificada.
Não há como realmente localizar e validar todas as lojas de ouro neste planeta, o que significa que seu verdadeiro suprimento nunca será realmente conhecido. Por causa disso, o Bitcoin vence o debate sobre a escassez, sem dúvida, e é a forma de dinheiro mais difícil criada pela humanidade até hoje.