As principais correções de preços seguiram-se no sentimento de realização de lucros. Entrando no pregão de quarta-feira, a cotação ICP/USD na Coinbase e Binance era de cerca de US$ 338, e no HitBTC, era US$ 14 mais alta. O movimento negativo fez com que o ICP escorregasse nas classificações criptomoedas - da quarta para a oitavo posição.
A chegada repentina do ICP entre as criptomoedas mais importantes pegou muitos operadores cripto e analistas desprevenidos. Uma rápida olhada na autoridade emissora do token, Internet Computer, descreveu-o como um "projeto de computação em nuvem baseado em blockchain" que se propõe a construir uma rede pública aberta.
Mas a maior lição para os traders foi o envolvimento de atores institucionais de alto nível no projeto. Isso incluiu o investidor anjo Andreessen Horowitz, dos Estados Unidos, conhecido por apoiar o Twitter em seu estágio inicial, e o Polychain Capital, um fundo de hedge com foco em criptomoedas em Nova York dirigido por Olaf Carlson-Wee, que anteriormente atuou como chefe de risco da Coinbase.
Enquanto isso, o token ICP ganhou em cotação nas principais exchanges de criptomoedas logo após seu lançamento na última sexta-feira. Isso refletiu uma estratégia cuidadosamente estruturada da Dfinity, a organização sem fins lucrativos com sede em Zurique que apoia a Internet Computer, que colocou os tokens do ICP direto na consciência dos operadores comuns.
"As principais exchanges listando $ICP de uma só vez, nunca aconteceram antes"
Em retrospecto, a Dfinity visa desenvolver uma infraestrutura baseada em blockchain, uma em que a própria internet oferece suporte a aplicativos de software em vez de provedores de hospedagem em nuvem. O protocolo do Internet Computer propõe hospedar serviços online, como mídia social, mensagens, pesquisa, armazenamento e interações digitais ponto a ponto, além de seu protocolo de computação em nuvem público Web 3.0.
O objetivo envolve depender mais de grandes data centers e máquinas de nós de última geração - também conhecidos como validadores - com uma capacidade muito maior do que a fornecida pela blockchain líder Ethereum.
Resumindo, a Dfinity espera oferecer a primeira rede blockchain verdadeiramente global que roda na velocidade máxima da web com recursos de escalonamento ilimitados para suportar qualquer volume de computação de contratos inteligentes.
“Se o IC conseguir substituir a TI legada, também não haverá necessidade de serviços centralizados de DNS, antivírus, firewalls, sistemas de banco de dados, serviços em nuvem e VPNs”, observou Mira Christanto, pesquisadora da plataforma analítica de criptomoedas Messari.
A Dfinity propõe a descentralização através da introdução de um modelo de consenso exclusivo denominado Threshold Relay, juntamente com seu Sistema Nervoso Blockchain para garantir a governança algorítmica.
Enquanto isso, o ICP atua como um ativo nativo para o computador na Internet. Seu papel dentro da plataforma envolve o staking que permite aos usuários participar do Sistema Nervoso Blockchain e depósitos de segurança que permitem que entidades privadas, incluindo software cliente e redes em nuvem, se conectem à rede pública do Computador Internet.
Os participantes do airdrop receberam as versões IOU de suas participações no ICP em setembro de 2020. Eles puderam transferi-los de volta para o ICP na segunda-feira, um dia antes da estreia do token na Coinbase.
A Dfinity visa expandir sua rede de centros de dados e desenvolvedores. A partir de agora, a organização sem fins lucrativos está executando sete sub-redes com 68 nós em 12 data centers independentes. A meta é chegar a 123 data centers com 4.300 nós até o final de 2021.
Semelhante ao Bitcoin e ao Ethereum, as perspectivas de crescimento da infraestrutura no ecossistema de Internet Computers podem permitir que os especuladores aumentem seus lances de longo prazo em pares habilitados para ICP. Ele receberia um novo impulso à medida que os investidores continuassem a buscar proteção contra seus temores de inflação macroeconômica.