Dados recentes revelam que, somente em 2021, 55 empresas, grupos e indivíduos anunciaram seu apoio a criptomoedas como o Bitcoin.
Para demonstrar como o criptoativo vem ganhando cada vez mais mercado e sendo adotado pelas pessoas, o CriptoFácil montou uma retrospectiva das empresas e instituições que abraçaram o BTC.
Em 9 de janeiro, a Lamborghini Newport Beach anunciou oficialmente que os clientes poderiam usar criptomoedas para comprar Lamborghinis.
Em 3 de fevereiro, o prefeito de Miami, Francis Suarez, afirmou que estava trabalhando muito para tornar Miami uma cidade amigável para o Bitcoin que cresce em popularidade.
Como parte das ações, ele anunciou que os cidadãos poderiam pagar taxas e impostos com a criptomoeda. Além disso, informou que investiria parte dos fundos da cidade em BTC.
Em 5 de fevereiro, 46 postos de gasolina do posto da Croácia, passaram a aceitar Bitcoin, Ethereum, Stellar, XRP e EOS. A iniciativa foi uma parceria com a plataforma de pagamento PayCek.
Em 16 de fevereiro, os clientes da KIKLABB, uma empresa de autorização de propriedade do governo de Dubai, começaram a poder pagar taxas de visto e permissões por meio de criptomoeda.
No dia 19 de fevereiro, a Luzboa, uma pequena comercializadora portuguesa de energia, anunciou que passaria a aceitar o BTC como forma de pagamento pela energia elétrica.
No mesmo dia, a UTRUST, uma solução de pagamento com criptomoedas, anunciou o lançamento de uma solução de aplicativo de pagamento customizada para compradores do Shopify.
Ainda no dia 19, a Recovery Unplugged, uma organização de tratamento de vícios na Flórida, passou a aceitar criptomoedas como pagamento via parceria com a Coinbase.
Em 21 de fevereiro, a plataforma de aluguel de automóveis eAutoLease de Nova Iorque anunciou que aceitaria criptomoedas, como métodos de pagamento para aluguel e vendas online de automóveis.
Em 1º de março, a empresa de roupas Ultracor anunciou suporte para pagamentos com criptomoedas em sua plataforma.
Em 2 de março, a China Global Shipping (SINO.US) fez o mesmo. Desde então, seus clientes puderam pagar com criptomoedas pelos serviços globais de remessa, frete e logística.
Em 5 de março, a rede de cinemas tailandesa MajorCineplex Group também passou a aceitar Bitcoin pela compra de ingressos.
Em 10 de março, a empresa American Residential Warranty (ARW) também adicionou suporte para pagamentos com criptomoeda.
No dia seguinte, foi a vez do grupo de hotéis de luxo dos EUA Kessler Collection começar a aceitar criptomoeda. A ação em questão foi uma parceria com a BitPay.
Ainda em 11 de março, a operadora de voos Fly Exclusive também firmou uma parceria com a BitPay. No caso, seus voos de jato particular e Jet Club passaram a aceitar criptomoedas.
No mesmo dia, a Piso Barato Inmobiliaria, da Espanha, ativou uma funcionalidade para viabilizar pagamentos com Bitcoin.
Em 12 de março, a cafeteria Beans & Dots em Bucareste, Romênia, também passou a aceitar moedas digitais..
Já no dia 15, o time de basebol Oakland Athletics anunciou que os fãs poderiam comprar suítes com 1 Bitcoin. Atualmente, o preço da suíte é de US$ 64.800.
Em 31 de março, com o crescimento da adoção do Bitcoin, Canada Post começou a pagar seus funcionários em BTC.
Em 6 de abril, a marca Wake Skincare, do Reino Unido, anunciou a aceitação de criptomoedas como método de pagamento.
Em 7 de abril, o hotel boutique de Nashville Bobby anunciou que passaria a aceitar Bitcoin e outras criptomoedas para reservas de quartos e eventos por meio do serviço de pagamento BitPay.
Em 8 de abril, a gigante imobiliária de Los Angeles Rick Caruso passou a permitir aos usuários usar o BTC para pagar por suas compras e aluguéis residenciais e comerciais de imóveis.
Em 9 de abril, a cervejaria americana StillFire Brewing começou a aceitar pagamentos Bitcoin.
Na mesma data, a Matrix Mortgage Global, uma corretora de hipotecas, também passou a aceitar Bitcoin.
Em 10 de abril, o time de futebol da Premier League, Southampton Football Club, assinou um novo contrato de patrocínio. O acordo incluía a opção do clube de usar Bitcoins para pagar bônus baseados em desempenho.
Em 12 de abril, a Universidade Lucian Blaga, na Romênia, declarou que os alunos poderiam pagar as matrículas em criptomoedas.
No mesmo dia, o The US “Time” cooperou com a Grayscale para lançar uma vídeos sobre criptomoedas. No acordo, a revista Time Magazine concordou em aceitar pagamentos Bitcoin. Além disso, a revista passou a incluir a criptomoeda ao seu balanço.
No dia 13 de abril, foi a vez da boate E11even, em Miami, aceitar criptomoedas.
Também no dia 13, a fabricante de computadores, Dream PC, anunciou no Twitter que aceitaria pagamentos em várias criptomoedas.
Em 14 de abril, a comediante americana Amanda Cerny anunciou que aceitaria o BTC como pagamento de cachê.
No dia seguinte, a casa de leilões de vinhos Acker passou a aceitar pagamentos em criptomoedas.
No mesmo dia, o presidente do Sacramento Kings Club, Vivik Ranadev, disse que todos os membros da equipe Kings receberiam o salário BTC se quiserem.
Em 20 de abril, a clínica Texas Eye and Cataract Clinic passou a aceitar o BTC para pagar a taxa de operação.
No mesmo dia, a gigante de escritórios compartilhados WeWork anunciou uma parceria com BitPay e Coinbase. Dessa forma, passou a aceitar criptomoedas como métodos de pagamento.
Também no dia 20, o e-commerce de música eletrônica Beatport fez uma parceria com a plataforma Crypto.com. O acordo permitiu a aceitação de pagamentos em Bitcoin a partir de junho.
Em 22 de abril, o prefeito de Jackson City, disse que planeja começar a usar criptomoedas para pagamentos na cidade.
Em 23 de abril, o restaurante Okra, de Hong Kong, anunciou que começou a aceitar pagamentos em criptoativos.
Em 24 de abril, dois hotéis de Sevilha anunciaram que começaram a aceitar pagamentos de Bitcoin nas reservas.
Em 25 de abril, a escola de aviação venezuelana Caracas Air também começou a aceitar criptomoedas.
Em 26 de abril, o jogador do Kansas City, Chiefs Sean Culkin, da NFL, informou que receberá o salário integral em 2021, no valor de US$ 920.000 em Bitcoin.
No mesmo dia, a fornecedora de suprimentos, Camping World Holdings, também disse que aceitaria criptomoedas. O mesmo fez o hotel nigeriano George Residence.
Já em 27 de abril, o Banco Central do Irã permitiu que as instituições financeiras usassem criptomoedas para pagar importações.
Em 29 de abril, a rede de restaurantes dos EUA, Muscle Maker, também adotou o Bitcoin como pagamento.
Na mesma data, o Houston Rockets anunciou que sua loja ia oferecer suporte para criptomoedas.
Em 30 de abril, a incorporadora imobiliária de Bangkok, Ananda Development, anunciou que suas casas e apartamentos aceitariam pagamentos em criptomoedas.
Em 2 de maio, o site de comércio eletrônico Hbx, de Hong Kong, passou a oferecer suporte a diversos criptoativos.
Em 4 de maio, o grupo espanhol de saúde Biziondo, passou a aceitar criptomoedas como pagamento pelas instalações.
Também no dia 4, a luxuosa casa de leilões Sotheby’s notificou que aceitaria Bitcoin e Ethereum.
Em 6 de maio, a seguradora listada na Nasdaq, Metromile, permitiu que os clientes usassem o BTC para pagar prêmios de seguro. Além disso, passou a permitir que os segurados recebessem compensação em criptomoeda.
Quem também passou a aceitar Bitcoin foi a agência de viagens dos EUA, Cruise Travel Outlet.
Assim como a Sotheby’s, a casa de leilões Chistie’s anunciou em 7 de maio que aceitaria criptomoedas no leilão das obras de Banksy.
Já no dia 9, o condomínio luxuoso de Miami, Arte Surfside, anunciou a aceitação de criptomoedas pelas residências.
Por fim, em 10 de maior, a empresa listada na Nasdaq, Urban Tea, anunciou que suas lojas de chá chinesas começariam a aceitar BTC, ETH e Dogecoin como pagamento.
Luciano Rodrigues