A icônica marca de moda Gucci vai começar a aceitar criptomoedas em algumas de suas lojas nos EUA ainda neste mês de maio, com planos de expandir o programa para outros locais na América do Norte em breve, de acordo com informações divulgadas na quarta-feira (4).
Segundo a revista Vogue Business, pagamentos na loja serão feitos usando um código QR que clientes poderão escanear com sua carteira cripto, enviados pela Gucci via e-mail. As lojas vão aceitar diversas moedas digitais, incluindo bitcoin (BTC), bitcoin cash (BCH), ether (ETH), litecoin (LTC), dogecoin (DOGE) e shiba inu (SHIB).
As primeiras lojas que vão aceitar a criptomoeda são na Wooster Street, em Nova York; Rodeo Drive, em Los Angeles; no Miami Design District, do shopping Phipps Plaza, em Atlanta; e no The Shops at Crystals, em Las Vegas.
Outras grandes marcas — mais recentemente, a Off-White — já começaram a aceitar criptomoedas como pagamento.
Moda digital
Oferecer pagamentos com criptomoedas em lojas físicas é a mais nova iniciativa da Gucci em relação à Web 3. Esta semana, a Gucci entrou no metaverso ao adquirir terrenos virtuais no jogo descentralizado de blockchain The Sandbox por uma quantia não divulgada.
Está desenvolvendo ainda um “Gucci Vault” virtual para lançar tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês) temáticos.
A Gucci é um dos maiores nomes no mundo da moda e de vestuário a entrar para a Web 3 e que visa deixar sua marca no mundo digital. Junto com a Gucci, estão as linhas Dolce & Gabbana, Adidas, Nike, Vans e Balenciaga.
Essas marcas também irão competir com grifes nativas a cripto, como Digitalax, Blanksoles, DRESSX e Red DAO, que já estão à frente, criando comunidades on-line em torno de suas marcas.
Para se preparar para esse novo empreendimento, a Gucci afirma que irá fornecer iniciativas de educação e treinamento sobre criptomoedas e NFTs a seus funcionários antes do lançamento do programa.
“A Gucci sempre está buscando se envolver com novas tecnologias quando estas podem fornecer uma experiência aprimorada para nossos clientes”, afirmou Marco Bizzarri, presidente e CEO da Gucci, em entrevista à Vogue Business.
“Agora que somos capazes de integrar criptomoedas ao nosso sistema de pagamentos, é uma evolução natural para esses clientes que gostariam de ter essa opção disponível para eles.”
Decrypt