De olho em uma economia criadora de conteúdo composta por cerca de 50 milhões de artistas, músicos e outros criadores, como cineastas e designers de moda, que distribuem suas produções como fonte de renda em tempo integral ou parcial em todo o mundo, a gigante dos cartões de crédito Visa anunciou um programa relacionado à criação de tokens não fungíveis (NFTs), o “ Visa Creator Program”, que tem por objetivo auxiliar a parcela destes produtores de conteúdo que priorizam a tecnologia digital, de acordo com um comunicado à imprensa.
Ao enfatizar que a economia criadora é uma das categorias de pequenas empresas que mais se desenvolve, com mercado cujo tamanho estimado representa mais de US$ 100 bilhões, a empresa disse que, com o Visa Creator Program, espera ajudar os criadores a navegarem na tecnologia que dá suporte aos NFTs e entenderem melhor o que esta tecnologia pode significar em relação à propriedade digital e `monetização de bens criativos, de maneira mais acessível.
NFTs têm o potencial de se tornar um poderoso acelerador para a economia criadora. Estamos estudando o ecossistema NFT e seus impactos potenciais no futuro do comércio, varejo e mídia social. Por meio do Programa Visa Creator, queremos ajudar essa nova geração de pequenas e microempresas a explorar novas mídias para o comércio digital, disse o chefe do Visa Cripto, Cuy Sheffield.
De acordo com a empresa, cada ciclo do Visa Creator Program apoiará um segmento de empreendedores que buscam aprofundar sua compreensão dos NFTs em relação a cinco áreas específicas do programa. Uma delas, voltada à orientação e de produtos, consiste no trabalho junto à equipe de executivos de estratégia e produtos criptográficos da Visa para avaliar as compensações entre redes blockchain subjacentes, contratos inteligentes e mercados NFT, entre outras questões. Outra área, a construção de comunidade, consiste no compartilhamento de ideias e resolução de problemas com um grupo de artistas em diferentes estágios de sua jornada NFT.
As outras três áreas são: acesso a líderes de pensamento, pesquisadores e pensadores de ponta nas áreas de comércio digital, web3, cripto e pagamentos; exposição a clientes e parceiros da Visa, que consiste na oportunidade de interagir com empresas de toda a rede de clientes e parceiros da Visa; compensação, que é uma bolsa única para ajudar os criadores a entrar no próximo capítulo de suas carreiras.
No final de fevereiro a Visa anunciou outra iniciativa voltada ao incentivo, neste caso voltada à expansão de opções de crédito e financiamento para pequenas e médias empresas na América Latina, destacando as crescentes sinergias entre provedores de pagamento tradicionais e a indústria de blockchain. Em parceria com a plataforma de pagamento empresarial Tribal Credit.