A Polygon, blockchain de contratos inteligentes emissora da criptomoeda MATIC, parou de funcionar por cerca de oito horas na quinta-feira (10). O motivo foi uma atualização programada para corrigir um problema no Tendermint, um código aberto de criação de blockchains.
A rede foi restaurada após com um “hotfix temporário” — que é um meio de correção rápido — de acordo com um tweet da empresa por volta das 23h do mesmo dia. Disse, também, que o problema não afetou os fundos de usuários.
https://twitter.com/0xPolygonDevs/status/1501966615314939907
Sobre o problema, Mihailo Bjelic, cofundador da Polygon, explicou ao The Block que a rede possui dois sistemas de Prova de Participação (proof-of-stake), Heimdall (a camada de consenso, baseada no Cosmos SDK/Tendermint) e Bor (a camada de produção de blocos, baseada em Geth).
“Uma pequena atualização na camada Bor levou a camada Heimdall a travar e a rede parou de produzir blocos”, explicou Bjelic ao site.
Logo que foi identificado o problema, na tarde da quinta a equipe de desenvolvedores passaram a sinalizar que haveria um tempo de inatividade da rede.
“Os usuários podem esperar um tempo de inatividade a partir das 17h50 UTC. Contamos com sua paciência”, escreveu a conta dos desenvolvedores da Polygon no Twitter.
De acordo com a empresa, a Polygon mantém US$ 3,9 bilhões em MATIC de 100 validadores de rede, os chamados nodes (nós). Recentemente, também, a rede atingiu o marco de 7.000 dApps (aplicativos descentralizados) desenvolvidos por meio de sua blockchain.
Na última quarta (9), a empresa de softwares Adobe anunciou que está trabalhando com o Polygon para integrar o programa de escalabilidade do Ethereum em sua plataforma de rede social Behance.
Wagner Riggs