A ex-primeira dama dos Estados Unidos, Hillary Clinton, não gostou da atitude das exchanges de criptoativos de não aderirem aos bloqueios econômicos da população russa.
Hillary Clinton deu declarações desaprovando a política das exchanges de criptoativos em não aderirem às sanções econômicas contra a Rússia.
Clinton pediu às exchanges do ocidente que impedissem a Rússia de contornar as sanções econômicas através dos criptoativos.
Clinton queria que as exchanges bloqueassem o acesso da população russa às suas contas em exchanges de criptoativos.
A fala foi proferida após grandes exchanges como a Binance, a Kraken, e a Coinbase afirmarem que não bloqueariam o acesso dos russos aos seus ativos digitais.
“Fiquei desapontado ao ver que algumas das chamadas exchanges de criptomoedas, não todas, mas algumas, se recusam a bloquear transações. Todos devem fazer todo o possível para isolar a atividade econômica russa agora”, disse Clinton.
“Acho que o Tesouro e os europeus devem considerar seriamente como podem impedir que os mercados de criptomoedas forneçam uma brecha para transações públicas e privadas na Rússia e além”, continuou Clinton.
Em sua maioria as exchanges de criptoativos estão verificando as listas de sanções, e bloqueando o acesso apenas das contas de quem aparece na lista.
O problema é que as listas praticamente não elencam pessoas físicas, e assim as exchanges não estão sendo mais rigorosas nos bloqueios.
A própria Ucrânia chegou a pedir que as exchanges de criptoativos bloqueassem o acesso dos russos aos seus patrimônios em criptoativos.
Jorge Siufi