Devido a investida armamentista da Rússia contra a Ucrânia, o Banco Central da Ucrânia interrompeu o uso de dinheiro digital no país.
Diante das primeiras investidas das tropas russas sobre a Ucrânia, o Banco Central ucraniano anunciou que as instituições financeiras do país deverão suspender a emissão, distribuição e reposição de dinheiro eletrônico.
As instituições financeiras locais deverão continuar operando normalmente até segunda ordem, à medida em que a guerra não entre em estado de calamidade.
As agências bancárias continuarão funcionando normalmente, inclusive fornecerão dinheiro dos cofres para que a população possa realizar saques em dinheiro.
Os caixas eletrônicos serão abastecidos e não haverá limites para saques.
A Ucrânia também estabeleceu uma moratória sobre pagamentos transfronteiriços em moeda estrangeira para proteger o hryvnia ucraniano, que é a moeda do país.
Não está especificado se as instituições financeiras que trabalham com criptoativos estão incluídas na interrupção.
A exchange Currency.com, localizada na Bielorrússia, que é o país ao qual a Rússia usou para invadir a Ucrânia, se manifestou dizendo que as empresas de criptoativos se viam fora da situação política e armamentista do confronto que se expande na Europa.
De acordo com a Currency.com, “seguir os interesses dos políticos é contrário aos valores-chave da indústria de criptomoedas”.
Jorge Siufi