O Nubank reiterou que as transações via Pix para a exchange Binance não estão sendo bloqueadas pelo banco. A afirmação foi dada pelo banco nesta segunda-feira (14). Segundo a instituição, as compras de criptomoedas via cartão de crédito também não estão sendo bloqueadas.
Conforme noticiou o CriptoFácil na segunda-feira, o Banco Inter de fato realizou bloqueios de Pix para a Binance, o que revoltou muitos usuários. Na sequência das reclamações, clientes do Nubank também relataram que o banco estaria tomando a mesma atitude.
A princípio, os clientes do Nubank começaram a reclamar através do Twitter. Segundo eles, o banco estaria dificultando operações de compra de criptomoedas realizadas na Binance.
Nesse sentido, as compras via Pix estariam sendo bloqueadas pelo banco, que também não estaria permitindo o uso do cartão de crédito na exchange. As reclamações eventualmente surgiram em outras plataformas. Um cliente do banco escreveu o seguinte relato no Reclame Aqui:
“A Nubank recentemente passou a não permitir os envios via Pix para a corretora binance, limitando a nossa liberdade financeira, não deixando fazermos o que queremos com nosso dinheiro. Espero que voltem atras dessa decisão, pois a adoção de investimentos em criptomoedas está cada vez maior e todos devemos ter liberdade para usar nosso dinheiro como bem quisermos”.
O assunto foi um dos mais comentados na criptoesfera do Twitter e rendeu bastante comentários sobre liberdade financeira. Afinal, os bancos digitais surgiram com a proposta de libertar os clientes das mãos dos grandes bancos, mas agora bloqueavam operações com criptomoedas?
A resposta do Nubank foi rápida e começou na reclamação citada anteriormente. Por meio do Reclame Aqui, o banco destacou que não possui nenhuma regra de bloqueio de Pix para a Binance.
Este posicionamento foi reforçado em uma declaração enviada pelo Nubank. O banco disse que não comenta casos específicos, mas negou qualquer tentativa de bloqueio do Pix.
“O Nubank informa que não há política de bloqueio de transações via Pix para o referido estabelecimento [Binance] e as operações seguem funcionando normalmente. Em respeito à privacidade dos clientes e ao sigilo bancário, não comentamos casos específicos”.
Quanto ao bloqueio das transações via cartão de crédito, o Nubank reforçou a declaração dada ao CriptoFácil na segunda-feira. Nesse sentido, o banco destacou que essas operações ocorrem num contexto de prevenção de fraudes e não visam um setor ou empresa específicos.
“O Nubank esclarece que a ação de segurança faz parte de um mecanismo preventivo anti-fraude aplicado em compras de cartão de crédito a determinados estabelecimentos. Não há qualquer relação com um segmento de mercado, produto ou serviço em particular. Enfatizamos, inclusive, nosso entusiasmo com tecnologias disruptivas capazes de atender as necessidades dos clientes, como tem se apresentado o universo das criptomoedas, uma tendência global.”
O Banco Inter não respondeu ao CriptoFácil até a publicação deste texto. Caso haja uma resposta, a matéria será devidamente atualizada.
Luciano Rocha