Os mineradores do protocolo Monero estão preocupados com a ascensão de uma pool de mineração.
O medo é o de uma possível ocorrência de um ataque de 51%.
O pool de mineração da rede Monero MineXMR vem tendo um aumento significativo da porcentagem de mineração da rede, e atingiu os 44% do hashrate.
Isso está gerando a preocupação por outras pools de mineração a respeito da possibilidade de um ataque de 51%.
A discussão foi liderada por demais mineradores da Monero no site Reddit.
Os mineradores pediram que demais mineradores não se associem à pool Monero MineXMR para evitar qualquer possibilidade de um ataque de 51%.
Desta forma a comunidade está encorajando os mineradores a migrarem para outras pools de mineração.
“Por que você ainda está entrando no minexmr.com?”, perguntaram os desenvolvedores.
“Existem mais de 30 outras pools e uma p2pool descentralizada. Em apenas um dia, novos mineradores aumentaram o hashrate do minexmr.com de 1,34 Gh/s para 1,44 Gh/s. Enquanto o hashrate total do blockchain é de 3,31 Gh/s. Qual é a motivação para preferir minexmr.com a outros pools?”
O ponto a ser discutido aqui de fato nem é a possibilidade do ataque de 51%, mas sim, o porquê que a principal pool de mineração da criptomoeda faria isso.
Um ataque de 51% ao protocolo, principalmente gerado por uma pool poderia causar sérias perdas ao protocolo como um todo.
Outro ponto de discussão é que por se tratar de uma pool, a capacidade de mineração não está centralizada em apenas um ou poucos mineradores, o que certamente seria um ataque sem sucesso.
Isto porque, dentro de uma pool qualquer minerador pode simplesmente para a mineração ou até mesmo migrar para outra pool a qualquer momento.
No caso de um ataque de 51% ao protocolo Monero, certamente muitos mineradores simplesmente migrariam de pool e invializariam o ataque.
Este caso é diferente do caso que ocorreu na rede Ethereum no ano passado quando mineradores programaram um ataque de 51% à rede ao não concordarem com a implementação das EIPs que abaixavam as recompensas por transação.
Além deste caso que não chegou a ocorrer, em setembro do ano passado a rede Ethereum realmente sofreu um ataque de 51% que foi rapidamente solucionado.
Além deste caso vale lembrar do Ethereum Cash que sofreu 3 ataques de 51% em meados de 2020.
O protocolo Bitcoin Satoshi Vision (SV) também enfrentou este problema e teve 14 blocos reorganizados em uma ataque de 51% no ano passado.
E no início do ano passado o protocolo Firo, antiga Zcoin e o protocolo Bitcoin Gold também sofreram ataques de 51%.
Jorge Siufi