Ethereum desencadeou uma onda de inovação financeira.
Um artigo publicado pelo Federal Reserve Bank de St. Louis investigou a expansão das finanças descentralizadas e o papel da Ethereum nela.
A pesquisa, escrita por Fabian Schär e publicada no domingo, deu um mergulho profundo no mundo do DeFi, sugerindo que quando as preocupações e riscos de segurança forem resolvidas, isso trará grandes mudanças para o setor financeiro.
“O DeFi usa contratos inteligentes para criar protocolos que replicam os serviços financeiros existentes de uma forma mais aberta, interoperável e transparente”, escreveu Schär, também elogiando sua eficiência, acessibilidade e capacidade de composição.
“O DeFi pode levar a uma mudança de paradigma no setor financeiro e, potencialmente, contribuir para uma infraestrutura financeira mais robusta, aberta e transparente”
O crescimento do DeFi no ano passado foi monumental, com um aumento de 700% no valor total alocado em todo o ecossistema. No momento em que este artigo foi escrito, esse número atingiu o ponto mais alto da história em cerca de US$ 134 bilhões distribuído por diferentes blockchains, de acordo com a DefiLlama.
Schär explicou que a espinha dorsal de todo o ecossistema DeFi são os contratos inteligentes, a maioria dos quais executados no Ethereum. O relatório lista uma série de tokens populares relacionados ao DeFi, mas aponta que a grande maioria dos tokens são emitidos na rede Ethereum.
Ether (ETH) também é usado como garantia para um grande número de protocolos DeFi e 10,5 milhões de ETH, ou 9% de todo o fornecimento, está alocado em garantias, de acordo com DeFi Pulse.
Schär, professor de tecnologia de livro razão distribuído da Universidade de Basel, na Suíça, afirmou que a Ethereum desencadeou uma onda de inovação baseada na tecnologia blockchain.
Ele acrescentou que o crescimento dos ativos digitais, como a ETH, e o potencial do DeFi, significam que o setor está destinado a coisas maiores:
“O crescimento espetacular desses ativos ao lado de alguns protocolos verdadeiramente inovadores sugere que o DeFi pode se tornar relevante em um contexto muito mais amplo e despertou o interesse entre formuladores de políticas, pesquisadores e instituições financeiras”
De acordo com o ConsenSys Q1 “DeFi Report”, o número de endereços Ethereum interagindo com protocolos DeFi está em um recorde de 1,75 milhão, tendo crescido 10 vezes desde o início de 2020.
A pesquisa contribui para o ímpeto de alta do Ethereum, que superou o Bitcoin (BTC) este ano e impulsionou o ativo para uma alta histórica de pouco mais de US $ 3.500 na terça-feira.
MARTIN YOUNG