Na quarta-feira (15), a Interchain Foundation, uma organização suíça sem fins lucrativos que atua como administradora do ecossistema Cosmos (ATOM), anunciou o lançamento da Gravity Bridge construída pelo provedor de serviços de Internet descentralizado Althea. A Gravity Bridge permite a transferência de tokens ERC-20 entre as blockchains Ethereum (ETH) e Cosmos. Durante seus estágios iniciais, a Gravity Bridge irá operar como uma rede autônoma antes de migrar para o Cosmos Hub no início do próximo ano. Seus principais recursos técnicos incluem a emissão de tokens intercambiáveis em ambas as blockchains e o suporte de oráculos Ethereum para Cosmos.
Simpier emitiu a seguinte declaração sobre o lançamento:
Neste ecossistema interoperável, o lugar da Gravity Bridge é uma peça fundamental da infraestrutura, disponível para todas as cadeias do Cosmos abertamente, construído com o propósito de atualizar e iterar rapidamente e facilitar as necessidades da ponte das cadeias que interagem com ela. Mercados abertos e negociações sem atrito desbloqueiam liquidez para todos. Este é o futuro que eleva tudo na rede Cosmos e apóia o valor ATOM e o ecossistema para a Internet de Blockchains.
Gravity Bridge está ao vivo!
A Mainnet foi alcançada por meio de um lançamento descentralizado pioneiro. Nossos agradecimentos às equipes, validadores e membros da comunidade que agora apoiam a cadeia e implantam o front-end, a integração de carteira e outras ferramentas para levar a GB para o próximo nível pic.twitter.com/iaQplXMTgu
- Gravity Bridge (@gravity_bridge) 14 de dezembro de 2021
Em março, o protocolo de comunicação Inter-Blockchain, ou IBC, foi lançado na rede Cosmos, permitindo a comunicação e transferência de ativos digitais entre diferentes blockchains. Existem agora mais de 20 blockchains suportando o IBC. Peng Zhong, CEO da Tendermint, o desenvolvedor central da rede Cosmos, disse em uma entrevista ao Cointelegraph que espera ver "cerca de 200 cadeias conectadas através do IBC do Cosmos no próximo ano."
Billy Rennekamp, líder do Cosmos Hub na Fundação Interchain, acrescentou:
A atualização do Stargate e o lançamento do IBC foi o alvorecer da interoperabilidade, agora a Gravity Bridge e nossa colaboração para garantir a segurança da ponte com o cimento de Segurança Interchain Cosmos Hub como a base para a Internet de Blockchains.