O token nativo da Ethereum, Ether (ETH), atingiu uma alta histórica em torno de $ 4.867 no início de novembro, apenas para despencar quase 20% um mês depois, devido ao aumento do sentimento de realização de lucros.
E agora, como a cotação do ETH detém US $ 4.000 como principal nível de suporte, os riscos de novas vendas estão surgindo na forma de vários indicadores técnicos e fundamentais.
Primeiro, o Ether parece ter saído da "cunha ascendente (rising wedge)," um padrão de reversão de baixa que surge quando o preço tende para cima dentro de uma faixa definida por duas linhas de tendência ascendentes - mas convergentes.
Simplificando, como o preço do Ether se aproxima do ponto mais alto da cunha, corre o risco de quebrar abaixo da linha de tendência inferior do padrão, um movimento que muitos gráficos técnicos vêem como uma indicação para mais perdas à frente. Ao fazer isso, sua meta de lucro aparece em um comprimento igual à altura máxima da cunha quando medida a partir do ponto de ruptura.
Como resultado, a tendência de queda relacionada à cunha ascendente do Ether chega perto de $ 2.800, também próximo de sua média móvel exponencial de 50 semanas (MME de 50 semanas).
A perspectiva de baixa no mercado do Ether aparece, apesar de sua capacidade de resistir a pressões massivas de venda sentidas em outros setores do mercado de criptomoedas nas últimas semanas.
Por exemplo, o Bitcoin (BTC), a criptomoeda líder de capitalização de mercado, caiu 30% quase um mês depois de estabelecer seu recorde de $ 69.000 no início de novembro, muito maior do que o declínio do Ether no mesmo período. Isso levou muitos analistas a classificar o Ether como uma "proteção" contra a queda do preço do Bitcoin - também enquanto o ETH / BTC alcançava seus melhores níveis em mais de três anos.
Mas isso não tira o fato de que a recente alta de preço do Ether coincidiu com um declínio em seu Índice de Força Relativa (RSI) semanal, sinalizando uma divergência crescente entre o preço e o momentum.
Além disso, o recente recuo do preço ETH também fez com que o oscilador RSI caísse abaixo de 70, um indicador de venda clássico.
Mais sinais desfavoráveis ao Ether virão antes dos dois dias de reunião de Sistema de Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos, começando em 14 de dezembro, quando o banco central estadunidense irá discutir a rapidez com que pode precisar reduzir seu programa de $120 bilhões em compras mensais de ativos a fim de ganhar flexibilidade suficiente para aumentos potenciais das taxas no próximo ano.
No mês passado, o Fed anunciou que reduziria sua compra de títulos a um ritmo de US $ 15 bilhões por mês, sugerindo que o estímulo acabaria em junho de 2022. No entanto, uma série de relatórios de mercado recentes mostram um encolhimento no mercado de trabalho e o aumento persistente da pressão inflacionária levou as autoridades do Fed a encerrar a redução gradual "talvez alguns meses antes".
As expectativas do mercado também se ajustaram, com uma pesquisa do Financial Times com 48 economistas prevendo que o estímulo terminaria em março de 2022 e a maioria dos entrevistados favorecendo um aumento das taxas no segundo trimestre.
O período de políticas monetárias frouxas após março de 2020 foi fundamental para elevar o preço da ETH em mais de 3.330%. Portanto, a probabilidade crescente de afunilamento pode certamente colocar um freio na alta atual, se não no mercado altista como um todo, de acordo com alguns deles.
Os mercados antecipam que o Fed atualizará sua declaração de política e o resumo das projeções econômicas (SEP) esta semana. Ao fazer isso, mais autoridades do banco central ajustariam o "gráfico de pontos (dot plot)" para favorecer um aumento das taxas antes do previsto, contra o aumento da inflação.