Notícias / Como o Merge da Ethereum vai mudar a dinâmica do staking

Como o Merge da Ethereum vai mudar a dinâmica do staking

Publicado em 09/12/2021 às 20:29

A palavra staking tem feito um burburinho em torno do mercado cripto há algum tempo. Agora, como a maioria das coisas associadas ao cripto-espaço, até mesmo isso pode ser uma noção complicada ou simples, dependendo de quantas camadas de profundidade se decida ir.

Para a maioria dos tradres e investidores, staking é uma forma de ganhar recompensas por suas criptomoedas. Mesmo que essa seja a principal lição, é essencial mergulhar um pouco em suas nuances.

Bem, o staking geralmente acontece por meio de pools de staking. E, a razão final pela qual os investidores ganham recompensas é que o blockchain subjacente os coloca para trabalhar. Essencialmente, as criptos que permitem staking usam o mecanismo de consenso PoS.

O staking também tem a vantagem de contribuir para a segurança e a eficiência de vários blockchains. Mais ainda, porque torna a cadeia subjacente ainda mais resistente a ataques e fortalece sua capacidade de processar transações.

A dinâmica de mudança

No início deste ano, uma série de instituições proeminentes aderiram ao movimento e expuseram suas respectivas posições diante da comunidade. O gigante dos bancos de investimento JP Morgan, por exemplo, destacou em seu relatório do final de junho que acredita no poder do staking.

O relatório mencionado anteriormente intitulado “A Primer on Staking - A Oportunidade de Crescimento Rápido para Intermediários de Criptomoedas e Seus Clientes” destacou que o staking de cripto torna “criptoecossistema mais atraente como uma classe de ativos”.

Mais ainda, o banco destacou, porque o staking tem potencial para atuar como uma importante fonte de receita para investidores de varejo e institucionais.

O relatório observou ainda,

“Estimamos que o staking é atualmente um negócio de $ 9 bilhões para o mercado cripto, crescerá para $ 20 bilhões após a fusão da Ethereum e poderá chegar a $ 40 bilhões até 2025 se a prova de participação crescer até o protocolo dominante.”

O “Merge” da Ethereum inevitavelmente acabaria alterando a dinâmica do mercado de staking. De acordo com os dados mais recentes, há cerca de US $ 10 bilhões em ativos em staking [em comparação com US $ 9 bilhões quando o relatório do JP Morgan foi publicado]. Agora, o mesmo número teria de crescer pelo menos quatro vezes se ultrapassasse o limite do banco de US $ 40 bilhões até 2025.

É possível?

Por enquanto, há alguns players que evidentemente têm uma vantagem no mercado de staking. Como pode ser observado na imagem anexada abaixo, a maioria dos protocolos tem uma grande parte do valor em staking no blockchain da Ethereum seguido pelo da Terra.

Com mais de US $ 6,75 bilhões e US $ 2,41 bilhões, o protocolo Lido Finance and Anchor parece se destacar no momento. Olhando para o ritmo lento nos últimos meses, no entanto, a meta do JP Morgan acima mencionada parece ser rebuscada.

Ao contrário, nos próximos meses, se a mania de staking se tornar ainda mais intensa, então as coisas podem mudar a favor do mercado de staking. Assim, só o tempo pode dizer se os projetos potenciais mencionados acima seriam capazes de entregar daqui para frente ou não.

Mesmo sendo capaz de ganhar recompensas em staking enquanto mantém garantias líquidas abre uma série de possibilidades de ganhar um rendimento adicional em moedas.

Bem, os mercados em alta não duram para sempre, e um atraso no Merge junto com uma mudança no sentimento de 'arriscar' poderia criar um cenário em que o mercado poderia testemunhar uma rotação de fundos de Ethereum para outras Camadas 1s. Com efeito, junto com a Terra, protocolos como o Fantom e Solana poderiam ser intensificados.

Além disso, deve-se observar que o tempo de inatividade do validador no início do ambiente pós-Merge pode levar a cortes. O mesmo, por sua vez, impactaria o respaldo colateral dos tokens em satking. Destacando o mesmo nas cripto-teses deste ano, Ryan Selkis, fundador e CEO - Messari, disse:

“... embora eu esteja otimista no longo prazo, estou um pouco preocupado no curto prazo com os riscos de liquidação.”

Agora, enquanto os fundos bloqueados na forma de tokens permanecerem no ecossistema, o mercado de staking prosperará. Mas, a fase antes e depois do 'Merge' definitivamente seria bastante instável.

 

Fonte: https://www.universidadedobitcoin.com.br

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet