Mais um fundo negociado em Bolsa de Valores (ETF) com exposição direta ao Bitcoin foi recusado pela Comissão de Valores Mobiliários (SEC) norte americana.
Após adiar por algumas vezes a decisão sobre o lançamento do ETF da empresa WisdomTree Investment, a SEC tomou a decisão e rejeitou o pedido.
A solicitação para este ETF de Bitcoin havia sido feita pela empresa de investimentos em maio deste ano.
Mais uma vez a decisão está embasada na proteção do investidor.
A WisdomTree havia feito alterações no pedido do ETF, mas mesmo assim o relatório da SEC disse que qualquer mudança nas regras de aprovação do ETF não terá “o objetivo de prevenir ações fraudulentas e manipuladoras, e proteger os investidores e o interesse público”.
A SEC disse que o ETF de Bitcoin proposto impediria a entidade regulatória de obter as informações de que precisa para detectar, investigar e prevenir esquemas fraudulentos, as violações das regras de câmbio, e as leis de valores mobiliários federais.
Mais uma vez a SEC se pronunciou dizendo que as empresas não fornecem dados suficientes para concluir que o mercado de criptomoedas é resistente à manipulação.
Enquanto isso, durante esta semana que se passou uma das maiores empresas de investimentos do mundo, a Fidelity Investment, ignorou os Estados Unidos e lançou o seu ETF com exposição direta em Bitcoin (FBTC) no Canadá.
E ao mesmo tempo o presidente da SEC norte americana, Gary Gensler, voltava a dar declarações contra o Bitcoin.
Jorge Siufi