A Tailândia quer atrair os ricos em cripto para recuperar as receitas de turismos perdidas por conta da pandemia do coronavírus.
De acordo com a Bloomberg, a Autoridade de Turismo da Tailândia (ou TAT, na sigla em inglês) está trabalhando com reguladores e uma corretora de criptomoedas local para facilitar que detentores de cripto gastem seus ativos digitais no país.
Em 2022, de acordo com Yuthasak Supasorn, presidente da TAT, a autoridade irá criar uma nova unidade para emitir sua própria criptomoeda, desenvolver uma carteira e construir um novo ecossistema de turismo.
Yuthasak contou à Bloomberg que as pessoas que “enriqueceram com a alocação em criptomoedas” agora podem estar pensando em gastá-las.
Ele acrescentou que “se podem usar suas criptomoedas aqui sem ter que convertê-las ou se depararem com impostos governamentais, [o novo ecossistema] irá criar uma conveniência para eles”.
Yuthasak afirmou que a adesão das criptos irá ajudar o país em sua tentativa de recuperar os níveis de turismo pré-pandêmicos: “Cripto é o futuro, então devemos tornar a Tailândia em uma sociedade positiva a cripto para dar as boas-vindas a esse grupo de turistas de qualidade”.
De acordo com o site Statista, o número de desembarques de turistas internacionais despencou de 39,8 milhões em 2019 para apenas 6,7 milhões em 2020.
A contribuição do turismo no PIB da Tailândia também caiu de 18,21% em 2019 para 6,78% em 2020.
“Se a Tailândia busca recuperar cerca de 80% de sua receita de turismo pré-pandêmica em 2023, mas com metade do número de desembarque de turistas internacionais que tivemos em 2019, podemos atingir [esse objetivo] ao chamar alguém, como Russell Crowe, ou um detentor de cripto, como Tim Cook, para viajar para cá”, argumentou Yuthasak.
Tim Cook, CEO da Apple, revelou recentemente que possui alocações em cripto.
A partir de novembro de 2021, viajantes internacionais e vacinados que ficaram em um dos 63 países por 21 dias podem viajar para a Tailândia sem terem de ficar de quarentena (além de uma estadia de apenas um dia em um hotel aprovado pelo governo enquanto aguarda pelos resultados de um teste de covid-19).
A TAT está contando com que um milhão de turistas viagem ao país no primeiro trimestre de 2022 e, no futuro, espera que 10% dos turistas sejam detentores de cripto.
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização de Decrypt.co.
Decrypt