Durante a Bitcoin Week 2021 realizada em El Salvador o presidente do país, Nayib Bukele, anunciou que construirá uma ”Cidade do Bitcoin”.
O presidente Nayib Bukele anunciou que o país construirá uma cidade dedicada ao Bitcoin.
A ideia é construir a cidade com financiamentos em títulos lastreados em Bitcoin.
Para isso a cidade que está sendo planejada na região leste de La Union obterá energia limpa do vulcão Conchagua.
De acordo com Bukele, a Bitcoin City terá suas próprias áreas residenciais e comerciais.
De acordo com o projeto os residentes não serão cobrados de imposto de renda, imposto de propriedade, imposto sobre ganhos de capital ou imposto sobre a folha de pagamento.
Teriam um imposto único no valor de 10% que será utilizado na manutenção da cidade.
Segundo Bukele, “na cidade do Bitcoin teremos educação digital e tecnológica, energia geotérmica para toda a cidade e transporte público eficiente e sustentável.”
O projeto será tem parceira importante da empresa Blockstream na Liquid Network.
Serão arrecadados US$ 1 bilhão de dólares aos quais US$ 500 milhões serão designados para a construção dos centros de mineração de Bitcoin.
O Governo de El Salvador também formalizou uma parceria com a empresa iFinex, gestora da Bitfinex.
O acordo prevê uma colaboração na criação de ativos digitais e estrutura regulatória para emitir e operar instrumentos financeiros digitalizados.
De acordo com um comunicado emitido pela iFinex, a empresa “ajudará o governo de El Salvador a criar e implementar Leis, regulamentos, regras e diretrizes de criptomoedas adequadamente equilibradas, especialmente no que se refere a instrumentos financeiros digitalizados para promover o crescimento do setor de criptomoedas em El Salvador.”
A iFinex disse estar “entusiasmada em participar de um projeto juntamente com o governo de El Salvador e a Blockstream, no que pode ser o nascimento de novas oportunidades globais para governos e empresas do setor privado levantarem capital.”
Jorge Siufi