Sian Berry, ex-co-líder do Partido Verde da Inglaterra e do País de Gales e atual membro da Assembleia de Londres, está tentando reprimir os anúncios de criptomoedas nos transportes públicos.
De acordo com um post de domingo no Twitter, Berry disse que recomendaria ao prefeito de Londres, Sadiq Khan, a proibição de toda publicidade cripto na rede de transporte da cidade, incluindo muitos serviços de trem e ônibus. A convocação do membro da assembleia para a ação vem após o projeto de tokne Floki Inu, anunciar que iria conduzir um "assalto total ao sistema de transporte público de Londres" com cartazes em trens do metrô e ônibus.
Assim como os anúncios de jogos de azar, que finalmente conseguimos que o prefeito removesse, não há como nossos serviços públicos serem usados para anunciar esses esquemas arriscados e não regulamentados aos londrinos. Eu pedi uma proibição em julho e ainda estou pressionando.
https://t.co/i7EBxfbGrV
- Sian Berry (@sianberry) 14 de novembro de 2021
“Onde o anúncio diz 'isso não é regulamentado, você pode perder todo o seu dinheiro', eles devem pensar duas vezes”, disse Berry em uma entrevista ao The Guardian. “Não acho que anúncios de criptomoeda devam estar na rede. Eles são antiéticos. ”
A capital do Reino Unido não é estranha à publicidade de criptomoedas, sendo a casa de várias exchanges e projetos. Tokens, incluindo o HEX de Richard Heart, anteriormente miraram a cidade para anúncios em jornais, transporte público e até mesmo durante eventos esportivos. No ano passado, a Binance cobriu a cidade com anúncios antes do lançamento de seu braço no Reino Unido.
Embora muitas dessas campanhas tenham ocorrido sem incidentes, as preocupações de Berry parecem estar focadas em possíveis esquemas de "pump and dump", nos quais a publicidade de um projeto poderia potencialmente fazer com que um grande número de londrinos comprassem tokens e apenas alguns investidores lucrassem vendendo suas participações quando o preço subisse. A Advertising Standards Authority do Reino Unido bloqueou uma campanha da exchange de criptomoedas Luno em maio, alegando que a declaração "é hora de comprar" da empresa nos anúncios poderia dar a impressão de que investir em Bitcoin (BTC) era "simples e acessível".
“Quero limpar os anúncios no metrô de várias maneiras, incluindo a remoção de anúncios de carros e companhias aéreas”, disse Berry. “Produtos financeiros arriscados, como jogos de azar, fazem parte dessa política. Não quero banir as criptomoedas de uma vez e não tenho poder para fazer isso. ”
Berry acrescentou que ela não tinha como alvo específico o Floki no esforço para essa repressão, mas sim como uma das três campanhas publicitárias de criptomoedas em Londres. No entanto, ela observou que membros do Exército Floki - ou seja, apoiadores do token nas redes sociais - a inundaram com mensagens "fazendo com que pareça mais um culto do que um golpe".
No caso do Floki, os anúncios parecem estar contribuindo para um aumento no preço do token. De acordo com dados da CoinMarketCap, o preço do token subiu mais de 500% entre 26 de outubro e 4 de novembro, quando atingiu o maior recorde de US$ 0,0003406.
O Cointelegraph entrou em contato com Sian Berry, mas não recebeu uma resposta no momento da publicação.
TURNER WRIGHT