Changpeng Zhao (CZ), CEO da Binance, uma das maiores exchanges do mercado de criptomoedas, acredita que o anúncio de que o Facebook vai entrar no metaverso é extremamente positivo para a indústria de criptoativos.
Isso porque, para CZ, o Facebook não tem como explorar todas as funcionalidades deste novo universo digital se não utilizar uma criptomoeda em seu ecossistema.
Em uma entrevista recente, o executivo afirmou que incluir criptomoedas na nova aposta da empresa é uma “ótima maneira de atrair mais pessoas” para a indústria de ativos digitais.
Segundo ele, a própria sinalização do Facebook para o mercado de criptomoedas com seu projeto Diem já é um prefácio do que a rede social vem preparando para o futuro.
“O Facebook, em todos os seus projetos de criptomoedas, seja com Libra, agora chamado Diem, ou com a carteira digital Novi, está empurrando o setor de criptoativos para frente”, disse ele ao jornal francês, Les Échos.
CZ observou que se 1% dos 3 bilhões de usuários de Meta adotar criptomoedas, significa 30 milhões de novos usuários.
Portanto, seria um aumento exponencial para todo o ecossistema. Nesse sentido, Meta atuaria como uma porta de entrada ao universo dos criptoativos, indo além do Bitcoin.
Questionado sobre sua visita à França, CZ disse que está procurando uma sede oficial para a empresa. E considera que o país europeu tem as características ideais para estabelecer uma sede regional. E talvez até global.
Além disso, CZ disse que aguarda a aprovação do regulador francês para operar no país. A resposta chegará no prazo de 6 a 12 meses.
“Iniciamos a nossa atividade como uma organização descentralizada. Mas é importante destacar que não é muito bem recebida pelos reguladores. No entanto, esta indústria deve ser regulamentada. Estamos no processo de estabelecer uma sede em vários níveis: local, regional e global”, disse ele.
Luciano Rodrigues