Na conferência Cardano Summit 2021, cerca de cem avatares coloridos representando fãs da criptomoeda de todo o mundo se juntam e assistem Charles Hoskinson explicar o futuro da cripto. Estamos montando em uma tartaruga voadora gigante.
Hoskinson afirma que a Input Output, companhia de software que criou a Cardano, é como a Apple — fica subentendido que estamos olhando para o próximo Steve Jobs. Mas a diferença é que Hoskinson irá em breve deixar de ter um papel de liderança nesse próspero ecossistema, e nós, que agora já estamos tremendo de empolgação, nós seremos o próximo Steve Jobs.
“Vocês me fizeram acreditar nas pessoas de novo”, afirma Hoskinson. “Vocês me fizeram acreditar que não existem problemas que não podemos resolver e montanhas que não podemos escalar”. Mas Hoskinson, você fez algo muito mais incrível: vocês com que acreditássemos em nós mesmos!
Uma aplicação de armazenamento descentralizado de Cardano em formato de aplicativo está chegando, ele diz, e isso implica que todos ali como avatares coloridos na conferência torcendo por ele irão ajudar nessa tarefa. Diferentemente da App Store, nós não vamos ter que pedir permissão para ninguém para fazer upload de nosso aplicativos. Uma carteira (wallet) móvel também está a caminho e a Chainlink irá se integrar com a Cardano.
Em seu discurso principal, Hoskinson anuncia que a Dish e a Input Output entraram em uma parceria estratégica. Dish é uma empresa membro do American Fortune 200, e controla a infraestrutura de satélite para televisão – é o “rebelde da tecnologia espacial” diz Hoskinson. Input Output irá fazer produtos com eles.
Não está claro qual produto a Input Output irá produzir, mas “medição de largura de banda de internet”, identidade descentralizada e programas de lealdade estão em discussão. “Blockchains são inúteis sem conectividade”, afirma Chris Ergen, cofundador e conselheiro chefe do escritório de inovação da DISH. Jutas, as tecnologias serão “exponencialmente maiores”.
Eu me distraio da palestra quando um avatar que estava próximo pula em cima de mim. De Nottinghamshire, Inglaterra, ele é incessante e não me deixa concentrar. Eu ouço algo sobre entrada “lubrificante” para “consumidores mal assados”. Enojado, eu me retiro para a ilha, onde músicas relaxantes tocam, e eu medito debaixo de uma cachoeira.