A tecnologia blockchain é a base das inovações digitais da atualidade.
E a maioria das grandes empresas mundiais já estão a utilizando.
A empresa analítica Blockdata realizou uma pesquisa com 100 grandes empresas mundiais e constatou que 81 delas já estão utilizando a tecnologia blockchain de alguma forma.
Como exemplo das empresas estudadas estão a Novartis, Coca-Cola, Microsoft, Samsung, Amazon, Mac Donalds, Shell, Visa, Nestlé, Alibaba, Merck, Toyota, entre outras.
De acordo com a pesquisa, o que mais chama a atenção das empresas é a segurança da tecnologia e o seu livro de razão distribuído (DLT).
Um livro de razão distribuído é um consenso de dados digitais replicados, compartilhados e sincronizados, espalhados geograficamente por vários locais, países ou instituições.
De acordo com Blockdata, 65% das empresas estão desenvolvendo avidamente processos e inovações tecnológicas embasados em blockchain.
Outras 16% das empresas estão explorando a tecnologia blockchain e estudando como esta poderá melhorar suas operações.
Essas empresas estão desenvolvendo Provas de Conceitos, procurando parceiros, mas não fazendo o desenvolvimento real para o negócio principal.
A pesquisa mostrou que 14% das empresas já começaram a fase de testes de soluções em blockchain.
Ademais, 24% das empresas pesquisadas estão em fase de desenvolvimento de um produto final que foi testado com sucesso.
E outras 27% das empresas incluídas na pesquisa já possuem um produto ou serviço baseado em blockchain que é utilizado por funcionários, parceiros e clientes das empresas.
Apenas 19% das empresas que estudaram o potencial do blockchain pararam de pesquisar e não iniciaram soluções inovadoras.
As principais estruturas de blockchain que estão sendo utilizadas pelas empresas são a Hyperledger Fabric (26%), o Ethereum (18%) e o Quorum (11%).
O que as empresas mais estão fazendo dentro da tecnologia blockchain é fornecer a parceiros e clientes o seu software baseado no conceito de BaaS (blockchain-as-a-service).
O conceito BaaS permite que cada empresa adapte a plataforma blockchain à sua funcionalidade e aplicabilidade.
Outra grande utilidade é o rastreamento de produtos.
Diversas empresas mundo a fora, tanto grandes como pequenas, já estão rastreando produtos e até pessoas via blockchain.
De acordo com a pesquisa a tecnologia blockchain é usada principalmente para rastrear as cadeias de suprimentos de forma transparente e controlar a qualidade do produto.
O fato é que a tecnologia blockchain tem otimizado tanto os processos dentro das empresas que aqueles que não se adaptarem com a inovação poderão ficar para trás de seus concorrentes.
E também deixarão de otimizar processos e serviços.
A própria Blockdata já havia mostrado em uma outra pesquisa que mais da metade dos maiores Bancos privados do mundo já utilizam a tecnologia blockchain de alguma forma.
Cabe ressaltar que esta tecnologia ainda é muito recente e está em larga expansão, e o que poderemos esperar para o futuro será ainda mais inovações.
Jorge Siufi