O blockchain Sky Mavis baniu cerca de 30.000 Axies do Axie Infinity sob a acusação de abuso de energia. O anúncio foi feito no dia 10 de setembro através do perfil oficial no Twitter.
O estúdio de jogos vietnamita anunciou ainda que os Axies vendidos antes da proibição entrar em vigor serão cancelados em breve. Além disso, o jogo também contará com um sistema de proibições automáticas para evitar os trapaceiros.
Axie Infinity é um dos jogos líderes na revolução play-to-earn, permitindo aos jogadores ganhar tokens SLP através do jogo. Essa mecânica de ganhos se tornou um farol de esperança para milhares de pessoas em meio a crise econômica mundial.
No momento, existem mais de 5,8 milhões de Axies no mercado. Os 30.000 banidos representam 0,5% da população total.
Os usuários que possuem 10 ou mais NFTs Axie receberão 40 de energia, permitindo que joguem por mais tempo. O abuso de energia acontece quando alguém manipula o sistema para obter mais energia, mesmo cedendo seus Axies para outros jogadores, por exemplo.
Como o cálculo de energia acontece uma vez por dia, eles chamam isso de abuso de energia. De acordo com a Sky Mavis, essa atitude vai contra os termos de serviço do jogo.
A intenção dos desenvolvedores é deixar o jogo justo para todos, já que muitas pessoas retiram o sustento de suas famílias dos ganhos na plataforma.
Esta não é a primeira vez que Axie Infinity precisa tomar medidas contra os trapaceiros. Agora, os Axies usados em trapaças ficarão rotulados. Com isso, o Axie ficará inutilizável no jogo e sem nenhum valor de mercado.
Até o momento, a Sky Mavis não comentou sobre a possibilidade de retorno dos Axies banidos do jogo ou tempo de “castigo” dos jogadores. Em alguns casos, a equipe pode banir o jogador permanentemente.
Luiza Eiterer