Os mercados de criptoativos experimentaram uma forte queda na terça-feira, com os preços caindo quase 20% em todo espectro das criptomoedas. O preço do Ether (ETH) caiu ainda mais, mas também conseguiu se recuperar mais rápido.
Quando se trata de catalisadores para a queda, a realidade é que não parece haver um motivo específico para a expressiva correção. O que parece ser o caso, no entanto, é que a estrutura de mercado foi configurada de forma excessivamente otimista e com alta alavancagem, tornando o mercado vulnerável a tais correções.
O que está aparente ao observarmos os juros em aberto para os contratos de swap perpétuos de Bitcoin (BTC).
Fonte: ITB
Os juros em aberto rastreiam o valor agregado em posições pendentes para um contrato de derivativos. Neste caso, olhamos especificamente para a relação entre a participação em aberto do Bitcoin e sua capitalização de mercado.
Portanto o binômio Juros em aberto e Capitalização de mercado altos sugere exposição e alavancagem relativamente grandes no mercado, pois segundo dados do analisados pelo IntoTheBlock cada vez que este binômio ficou acima de 1,55% neste ano resultou na reversão de tendência do preço, pois o mercado está exposto à liquidações que direcionam o preço na direção oposta.
Segundo o analista Juan Pellicer, o fluxo de criptoativos nas exchanges centralizadas estava em alta antes da queda. No total, mais de um valor líquido de mais de US$ 1 bilhão em BTC foram depositados nas exchanges centralizadas na semana passada, potencialmente com a intenção de vender.
Fonte: ITB
As participações dos mineradores também caíram significativamente alguns dias antes. Os mineradores de Bitcoin parecem ter vendido mais de 300 mil unidades de BTC nos dias anteriores à recente crise.
Fonte: ITB
Isso não significa necessariamente que os mineradores causaram a queda, mas destaca a postura cautelosa destes enquanto seus estoques atingem um novo ponto mais baixo.
LEANDRO FRANÇA DE MELLO