Notícias / A próxima crise financeira mundial poderá ser causada pelas criptomoedas, diz Diretor do OCC americano

A próxima crise financeira mundial poderá ser causada pelas criptomoedas, diz Diretor do OCC americano

Publicado em 10/09/2021 às 15:55

A crise financeira de 2008 foi ajudada pela forma não regulamentada de produtos financeiros, afirmou o Gabinete Controlador da Moeda (OCC) dos Estados Unidos.

Por isso o Órgão regulatório pede mais regulamentação das criptomoedas para que uma nova crise não aconteça.

Criptomoedas podem conduzir a próxima recessão econômica global

De acordo com o Diretor do OCC, Michael Xu, as lições aprendidas na crise financeira de 2008 não podem ser esquecidas para que a mesma coisa não aconteça por causa das criptomoedas.

Para tanto, Xu pede maior regulamentação Legal e bancária aos criptoativos.

O Diretor do Órgão regulatório disse que há mais de dez anos o desenvolvimento do sistema bancário “paralelo” e de produtos financeiros não regulamentados levou o mundo a uma grande recessão.

E assim associou as criptomoedas com sua forte volatilidade e ampla desregulamentação como sinais de uma crise global iminente.

Xu vislumbra que as criptomoedas estão crescendo em um ritmo tão rápido que os governos estão tendo que lutar para adaptar as Leis para regular esse mercado.

Diante deste cenário sugeriu que o Estado regulamente o mais rápido possível o ecossistema criptográfico.

Também sugeriu que os Bancos devam adotar uma postura mais rígida no gerenciamento de risco antes de lidar com produtos criptográficos.

De acordo com Xu, “a indústria de ativos digitais ainda está em sua infância e subdesenvolvida para a escala em que os Bancos operam”.

Em sua opinião, foi a ausência de uma norma única para regulamentar os novos produtos financeiros que agravou as consequências da crise global de 2008.

Xu disse acreditar que esses riscos ainda estão presentes hoje, e que os reguladores internacionais deveriam unir forças.

Os consumidores regulares usam as criptomoedas e estas sequer são controlada. Isso é um problema real

Michael Xu, Diretor do OCC

Opinião

Diante deste contexto um tanto quanto utópico exposto pelo Diretor da OCC, o Portal Bitnotícias trouxe a opinião do advogado Artêmio Picanço, especialista em Blockchain e combate a golpes financeiros.

Picanço primeiramente disse que “é um contrassenso afirmar que as criptomoedas serão as responsáveis por uma suposta nova crise financeira mundial”.

“O que se nota de fato sobre o agravamento da crise pós-cenário de 2008 é que as políticas de Quantitative Easing, adotadas globalmente pós-cenário de crise econômica foram as verdadeiras responsáveis pelas consequências inflacionárias que estamos vivenciando”.

“A impressão desenfreada de moedas ocasionou um contexto hiperinflacionário, e eis que surgem as criptomoedas, justamente nesta contramão, com propostas de finitude e contornos deflacionários”.

“A descentralização retira do Estado o poder de controle e impressão de moedas fazendo dos criptoativos um algoz à sua soberania”.

“E assim, garantiremos os direitos fundamentais, como livre iniciativa e liberdade econômica”.

Artêmio Picanço

“A regulação das criptos é um caminho inexorável, e devemos contribuir para que esta ocorra da maneira mais saudável, viabilizando, por consequência, esta nova modalidade de transação”, concluiu Picanço.

Jorge Siufi

Fonte: https://bitnoticias.com.br

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet