Um investidor do mercado de criptomoeda acabou comprando uma obra falsa do artista britânico Banksy, conhecido mundialmente por seus grafites.
O investidor acabou comprando um Banksy falso, no formato de um token não fungível (NFT) por de 100 ETH. A aquisição se deu dentro de um leilão na plataforma OpenSea.
Segundo o investidor, ele encontrou o Banksy falso na página oficial do artista na internet no qual constava a obra. Além da obram havia um link que direcionava para o leilão no OpenSea.
Assim, como constava na página oficial do artista, o investidor acreditou que o NFT era autêntico e efetuou o lance. Contudo, depois de um tempo, ele viu que a referência no site foi removida e que ele poderia ter sido enganado.
Pouco tempo depois do leilão, a assessoria de Banksy confirmou que a obra era falsa.
“O artista Banksy não criou nenhuma obra de arte do NFT. Todos os leilões do Banksy NFT não são afiliados ao artista de nenhuma forma”, disse.
Então, o investidor acreditando que o site havia sido hackeado, começou a perseguir os impostores. Cerca de 3 horas depois, ele conseguiu reaver o dinheiro. O comprador acredita que recebeu o reembolso após identificar o hacker e segui-lo no Twitter.
“O reembolso foi totalmente inesperado. Acho que a cobertura da imprensa sobre o hack, mais o fato de eu ter encontrado o hacker e segui-lo no Twitter, pode tê-lo levado a um reembolso.”
A assessoria de Banksy não comentou sobre o fato de o site ter sido ou não hackeado.
Vale destacar que Banksy não vende suas obras, muito menos em sua página. Também não há nenhuma galeria autorizada a vender seus trabalhos.
Isso porque toda a obra do artista é certificada pelo escritório “Pest Control” que também emite atestados de autenticidade sobre os trabalhos do artista.
Luciano Rodrigues