Com a iminência do lançamento da stablecoin Diem, as inovações no protocolo estão aparecendo.
Além da criptomoeda estável pareada ao Dólar, o projeto Diem do Facebook também lançará a sua carteira de criptomoedas, a Novi.
Diversificação na carteira
A carteira de criptomoedas Novi que será lançada pelo protocolo Diem trará a possibilidade de serem armazenados tokens não fungíveis (NFTs).
A informação foi divulgada pelo chefe da divisão de blockchain do Facebook, David Marcus.
Durante entrevista à Bloomberg, Marcus disse que a implementação não ocorrerá tão cedo, mas que a empresa está considerando várias maneiras de alavancar o NFT para Novi.
Marcus acredita no potencial dos NFTs, e disse que essa empreitada permitirá que o Facebook tenha um impacto positivo tanto para quem produz como para quem compra NFTs, além das plataformas de negociação do token.
A Associação Diem está pensando em algo mais dinâmico, e que possa atender os usuários na maior abrangência possível.
Opinião
De acordo com Paulo Aragão, cofundador do Portal CriptoFácil e host do Bitcast, “isto mostra como as grandes corporações tem olhado cada vez mais para os NFTs. Recentemente a VISA comprou um NFT por aproximadamente R$ 800 mil reais. Agora a carteira do protocolo liderado pelo Facebook anunciou que irá suportar os NFTs”.
“Com isso, certamente mais e mais empresas de todos os portes vão começar a abordar os potenciais da tecnologia”, completou Aragão.
Como está o andamento do projeto Diem
Após sofrer com as Entidades regulamentadoras americanas e europeias, o projeto Diem está a caminho de ser lançado.
Anteriormente chamado de Libra, o projeto e a Associação que o coordena inclusive mudou de nome para que os reguladores não associassem diretamente o Libra ao Facebook.
E assim foram “criadas” a Associação DIem e a sua stablecoin.
Durante este período de regulamentação pesada do projeto, a Associação Diem viu empresas saírem do projeto por ameaças de sanções regulatórias,e também viu o nome do projeto ser deteriorado com as denúncias de vazamentos de informações da rede social Facebook.
Marcus inclusive chegou a dizer na entrevista que o Facebook não exige “uma confiança cega”, e que o projeto Diem e a carteira Novi buscarão trazer a confiança que foi “trincada” comas ocorrências.
Na semana passada a Associação Diem divulgou que o projeto estava bem encaminhado nos Estados Unidos, já estando aprovado em diversos Estados norte americano.
A perspectiva é que o DIEM, moeda estável do Facebook lastreada em dólar, seja lançada ainda este ano.
Jorge Siufi