A indústria de criptomoedas começou com o lançamento do Bitcoin em 2009, florescendo em uma indústria movimentada, repleta de muitos ativos diferentes e soluções baseadas em blockchain nos anos seguintes. O setor, no entanto, não está mais em sua infância, de acordo com o CEO da Bittrex Global Stephen Stonberg.
“Acho que já ultrapassamos o estágio de adoção precoce das criptomoedas”, disse Stonberg ao Cointelegraph, acrescentando:
“As criptomoedsa agora se tornoram populares. Temos uma porcentagem de adoção de dois dígitos em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Temos até o Bitcoin adotado como moeda legal em um país e muitos outros países estão considerando adotar o Bitcoin como moeda legal.”
O governo de El Salvador deu ao Bitcoin (BTC) a aprovação oficial em junho de 2021, tornando o ativo uma moeda com curso legal em todo o país. O sinal verde do BTC em El Salvador significa que as empresas devem permitir o ativo como forma de pagamento na região.
“No nível comercial, também estamos vendo grandes mudanças”, disse Stonberg, citando posteriormente os recentes desenvolvimentos amigáveis a criptomoedas da AMC e Venmo. Entrando em cena em 2022, os espectadores da AMC deverão poder pagar por seus ingressos em Bitcoin se tudo correr de acordo com os planos da rede de cinemas. Os usuários do cartão de crédito Venmo também tiveram a opção de cashback diretamente em criptoativos, graças a uma nova função recentemente divulgada pela Venmo. “Ambos são movimentos significativos dentro do mercado maior e principal”, disse Stonberg sobre os desenvolvimentos da AMC e da Venmo.
“Do ponto de vista do varejo, estamos vendo a adoção das criptomoedas crescendo globalmente”, explicou Stonberg. Ele adicionou:
“A adoção do Bitcoin em muitos países em desenvolvimento estava em porcentagens de dois dígitos, mas agora também aumentou nos EUA de porcentagens de um dígito para dois dígitos. O que é mais interessante de ver é o crescimento e a aceleração da adoção institucional de criptomoedas. Quase todas as grandes instituições investiram em criptomoedas ou planejam investir em criptomoedas. ”
O Bitcoin se tornou um investimento muito mais comum, com várias grandes empresas, como a Microstrategy, investindo capital no ativo.